Capa da Página “Quarto de Criança” é o novo espetáculo do Grupo de Teatro Reverso - Cultura - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cultura

20/11/2019 às 16:05h

“Quarto de Criança” é o novo espetáculo do Grupo de Teatro Reverso

Facebook

Dedicado a pessoas de todas as idades, a peça fará uma pré-estreia em Itaúna, neste sábado, 23/11/19, às 11 horas, na praça Dr. Augusto Gonçalves, na programação do projeto “Muita Arte na Praça”, da Associação Usina de Sonhos, com produção de Bel de Abreu.

As brincadeiras, a convivência, o acesso à boa literatura, a arte, o universo do “faz de conta” e o estímulo à criatividade são ferramentas fundamentais à formação da criança e do adolescente. São esses elementos que compõem o novo trabalho do Grupo de Teatro Reverso, “Quarto de Criança”. O espetáculo é um convite às brincadeiras, à poesia e à música. O tema se desenvolve em torno de um personagem central que encontra em seu quarto o ambiente ideal para dar vazão a seu mundo imaginário e lúdico. Em meio a canções originais compostas pelos integrantes do Grupo Reverso, os atores trazem a plateia para dentro da cena, por meio da poesia e de brincadeiras típicas da infância. O texto é uma criação coletiva da trupe que se entrelaça com poemas de autores conhecidos do público, como Cecília Meireles, Ruth Rocha, José Paulo Paes, entre outros. A direção é de José Roberto Pereira, que teve como assistente Anita Rosa, de seis anos de idade, que ajudou os atores, durante os laboratórios cênicos, a redescobrir o corpo, os gestos e a postura de criança diante de situações apresentadas na cena.

“Quarto de Criança” fez duas pré-estreias, ambas para públicos fechados; uma em Pitangui, MG, no dia 7/10, no Centro Educacional Professor Francisco Saldanha, e outra no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, no dia 8/10, para alunos da Escola Estação do Saber, de Pará de Minas. No final de janeiro de 2020, o grupo fará a estreia oficial do espetáculo, em Pará de Minas, no já citado teatro municipal. No relatório coletivo feito pelos alunos do 2º Período da professora Suelen Tábata, da Escola Estação do Saber, consta o seguinte relato das crianças: “... Foi um teatro diferente e divertido. A gente podia participar cantando e fazendo sons [...] Podemos brincar não só com brinquedos, podemos brincar com as palavras, fazendo poesias: de pique-pega e de senhor Lobo”.

Formado por Carmélia Cândida, José Roberto Pereira, Marcilene Tavares e Wilsinho da Floresta, o Grupo Reverso sempre priorizou a produção de espetáculos com narrativa literária bem cuidada, figurinos e cenários que ajudam a transportar o espectador para o universo da magia e do fascínio que o teatro nos proporciona. O infantil “Dona Baratinha” e o adulto “Poesia com Cachaça - uma noite na boemia” são bons exemplos das pesquisas teatrais do Grupo Reverso.

Ficha Técnica:

Argumento e dramaturgia: Criação coletiva

Direção: José Roberto Pereira

Assistente de Direção: Anita Rosa

Elenco: Carmélia Cândida, José Roberto Pereira, Marcilene Tavares e Wilsinho da Floresta

Trilha sonora original: Criação Coletiva

Figurino: Ricca Costumes, José Roberto Pereira e Marcilene Tavares

Cenário: Marcilene Tavares e Wilsinho da Floresta

Adereços e instrumentos musicais artesanais: Wilsinho da Floresta

Classificação: Livre

Serviço:

Espetáculo Infantil “Quarto de Criança”

Grupo de Teatro Reverso

Dia 23/11/19, às 11 horas

Praça Dr. Augusto Gonçalves, Itaúna, MG.

Classificação livre


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: