Capa da Página Aumenta o número de infarto em jovens brasileiros - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

25/02/2020 às 09:00h

Aumenta o número de infarto em jovens brasileiros

Facebook


Atualmente, há um consenso entre os especialistas em doenças cardiovasculares que o número de casos de óbitos por infarto entre jovens está aumentando na população brasileira.

Quando se fala em infarto, o grande senso comum é que apenas os mais velhos possam ser acometidos pelo mal. Entretanto, cada vez mais jovens são expostos aos fatores de risco para doenças cardiovasculares, que provocam o aumento dos casos de ataque cardíaco na faixa etária mais jovem, dos 20 aos 39 anos.

Estresse, obesidade, diabetes, tabagismo, hipertensão e colesterol fora de controle, além do histórico familiar da pessoa – fatores cada vez mais presentes na vida dos com menos de 40 anos – são apontados como os grandes responsáveis pelo aumento das estatísticas. Também contribuem para um risco elevado de ter um infarto a insuficiência renal crônica, o uso de drogas como cocaína, crack e anabolizantes, e até mesmo doenças trombofílicas e autoimunes, como o lúpus.

A reportagem do JC Notícias conversou com o médico cardiologista Dr.Paulo César Ferreira dos Santos.Ele explica os motivos de os jovens e também pessoas mais velhas sofrer com esta doença. O especialista relata que em pessoas mais novas, é uma exceção, uma raridade.

Segundo ele é muito comum acontecer um infarto, e quando ocorre é devido ao uso de drogas ilícitas por parte de algumas pessoas:

Clique ouça Dr.Paulo César



O cardiologista Paulo César Ferreira dos Santos também comenta sobre pessoas que sofrem de stress e ansiedade. Ele explica se esses fatores podem ocasionar o infarto:

Clique ouça Dr.Paulo César



O cardiologista explica quando a pessoa deve procurar um especialista:

Clique ouça Dr.Paulo César



Doutor Paulo César comenta os benefícios de se praticar atividades físicas para prevenir o infarto:

Clique ouça Dr.Paulo César



Os sintomas de um ataque cardíaco nos jovens são diferentes dos que acometem os mais velhos. Nos mais novos podem aparecer dor no peito irradiando para os braços, sudorese fria, mal estar, náuseas e vômitos.

Nos  idosos, nem sempre esses sintomas são tão explícitos, podendo se manifestar por meio de falta de ar, desconforto torácico leve .

Por Igor Araújo

Foto: JC Notícias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: