Capa da Página Corpo de Bombeiros chama a atenção para a importância dos extintores de incêndio nos veículos - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

25/02/2020 às 09:00h

Corpo de Bombeiros chama a atenção para a importância dos extintores de incêndio nos veículos

Facebook


Há alguns anos, foi retirada pelos órgãos de trânsito brasileiros a obrigatoriedade dos automóveis portarem os extintores de incêndio. Sendo assim, ficou a cargo dos proprietários e condutores dos veículos manter em seu carro um equipamento do gênero ou não. Mas, autoridades de segurança pública, principalmente os bombeiros, não viram com bons olhos essa medida.

Em muitas ocorrências de incêndios de veículos, foi o extintor o responsável por evitar que mais estragos fossem provocados. Além disso, o equipamento pode impedir que um incêndio aumente, se as chamas estiverem no início e fáceis de serem controladas.

Fotos: JC Noticias

Nesse aspecto, a reportagem do JC Notícias esteve no 1º pelotão da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas e conversou com o Tenente responsável pelo local, Marcus Maia. Em entrevista, ele afirma que ter um extintor de incêndios representa mais segurança nos veículos e ensina como deve ser o uso correto do equipamento:

Clique e ouça Tenente Marcus Maia


Tenente Marcus ressalta também que os extintores possuem prazo de validade e a necessidade desses equipamentos estarem em fácil acesso dos motoristas:

Clique e ouça Tenente Marcus Maia


A não obrigatoriedade dos extintores é válida somente para os automóveis de pequeno porte.Para veículos de transporte comercial, como caminhões, e de passageiros, caso de ônibus e micro-ônibus, a obrigatoriedade do dispositivo foi mantida.

O motorista flagrado dirigindo um desses veículos sem o equipamento ou com prazo de validade vencido fica sujeito à multa no valor de R$ 195,23. Além disso, pode receber 5 pontos na Carteira de Habilitação (CNH).

Por Igor Araújo

Fotos: JC Noticias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: