Capa da Página Cuidados com a saúde bucal são importantes contra doenças, explica especialista - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

19/10/2019 às 09:03h

Cuidados com a saúde bucal são importantes contra doenças, explica especialista

Facebook

A Organização Mundial da Saúde (OMS), já comprovou que o corpo humano trabalha com perfeição quando todos os seus órgãos estão em boas condições de saúde. E para que essa harmonia saia do eixo basta que um órgão esteja em defasagem, ou seja, em más condições de seu funcionamento.

O que muitas pessoas não sabem é que a saúde bucal é importantíssima, pois se deixada de lado, fungos e bactérias podem se proliferar e acabar por atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias.

Na saúde bucal vemos alguns casos a serem tratados, como por exemplo o bruxismo, que é o hábito de pressionar e ranger os dentes durante o sono, produzindo ou não sons. Presente em adultos e crianças, o distúrbio normalmente acompanha a pessoa por toda a vida, já que o sucesso do tratamento depende essencialmente da resolução de questões emocionais.

Já a afta que incomoda muitas pessoas, é caracterizada por uma lesão arredondada ou ovalada, recoberta por uma membrana branco-amarelada e com uma mancha avermelhada em volta.

Outros problemas, sejam eles leves, como a cárie e doenças graves, como câncer bucal, podem aparecer no ser humano, caso os cuidados necessários não sejam tomados. Sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com a dentista Maria Teresa Pontes que alerta sobre a prevenção:

Clique e ouça Maria Teresa Pontes



A dentista fala de alguns tratamentos para o bruxismo, e relata também dos casos que podem aparecer em crianças:

Clique e ouça Maria Teresa Pontes



Maria Teresa Pontes também alerta sobre a prevenção de cáries e aftas:

Clique e ouça Mara Teresa Pontes



A dentista também comenta sobre o problema da gengivite:

Clique e ouça Maria Teresa Pontes



Para manter a higiene bocal saudável, é importante que as pessoas escovem os dentes diariamente. Também é fundamental ir ao dentista regularmente, além de tomar cuidados com a alimentação, e evitar o tabaco.

Por Igor Araújo


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: