Capa da Página Dentista orienta sobre prevenção de doenças na boca - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 24º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

08/11/2019 às 09:00h

Dentista orienta sobre prevenção de doenças na boca

Facebook

Termina hoje (8), a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal e diante da importante data, o JC Notícias reforça a necessidade de cuidar da saúde da boca e prevenir doenças.

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, ela é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais a uma vida saudável.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.

As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou agravá-las), principalmente cardiovasculares e diabetes, como explica a dentista Maria Tereza, a qual dá detalhes sobre como se deve fazer a prevenção:

Clique e ouça Maria Tereza

A dentista Maria Tereza falou a respeito da prevenção e dos cuidados que a pessoa tem que ter em casa.

Clique e ouça Maria Tereza

Para manter a higiene bocal é importante que as pessoas escovem os dentes diariamente.

Sobre o câncer bucal, em 2017 houve 875 óbitos relacionados a doença em Minas Gerais. Segundo o Inca, para 2019, são esperados 1.440 novos casos, 1.110 em homens e 330 em mulheres.

Por Igor Araújo


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: