Capa da Página Educadora ambiental alerta para o grande número de agrotóxicos liberados pelo Governo Federal - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 26º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/06/2019 às 09:03h

Educadora ambiental alerta para o grande número de agrotóxicos liberados pelo Governo Federal

Facebook

O país tem presenciado um grande número de liberação de agrotóxicos. Nunca se liberou tanto, em velocidade tão alta. Só em 2019, o Ministério da Agricultura registrou 197 agrotóxicos, incluindo produtos proibidos em outros países. Segundo especialistas, estas substâncias podem trazer risco à saúde e ao ambiente.

O grande número de agrotóxicos vem dizimando as comunidades de abelhas, que têm ação muito importante no ecossistema e no meio ambiente de todo o planeta. Nesse cenário, a reportagem do JC Notícias conversou com a educadora ambiental, Sônia Naime. Em entrevista, ela comenta os malefícios de se aprovar tantos defensivos agrícolas:

Clique e ouça Sônia Naime

Sônia explica que há outras formas de se produzir e economizar alimentos:

Clique e ouça Sônia Naime

A educadora ambiental ressalta ainda que o intenso uso de agrotóxicos vai provocar, a médio e longo prazo, uma população doente:

Clique e ouça Sônia Naime

A maior velocidade na liberação de pesticidas nos últimos 3 anos, segundo o Ministério da Agricultura, se deve a “medidas desburocratizantes” adotadas nos órgãos que avaliam os produtos, em especial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), considerada o principal gargalo.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: