Capa da Página Levantamento mostra aumento no uso de medicamentos controlados pelas mulheres - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

17/02/2020 às 08:24h

Levantamento mostra aumento no uso de medicamentos controlados pelas mulheres

Facebook

Um estudo feito por uma empresa em inteligência de dados e serviços de gestão no setor de saúde revelou que, de 2014 a 2018, o consumo de antidepressivos cresceu 23% no Brasil. Desse índice a maioria é formada por mulheres acima de 40 anos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em escala global, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4% nos últimos 10 anos. São 322 milhões de indivíduos, ou 4,4% da população. Na América Latina, o Brasil é o país mais ansioso e estressado, cerca de 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, e 9,3%, de ansiedade. Desemprego e as dificuldades econômicas estão entre as principais causas desses problemas de saúde.

Por esses e outros motivos, muitas pessoas estão fazendo o uso de medicamentos controlados, procurando em farmácias, com ou sem receitas, tentando resolver um possível problema sem uma orientação médica adequada.

Fotos: JC Notícias

Sobre o assunto, a reportagem do JC Notícias conversou com o farmacêutico Rafael Grassi. Ele dá detalhes de como anda a procura por esses medicamentos na farmácia onde trabalha:

Clique e ouça Rafael Grassi

Rafael Grassi também comenta o aumento no consumo entre mulheres na faixa etária dos 40 anos:

Clique e ouça Rafael Grassi

Nunca use medicamentos controlados por conta própria, sempre procure a orientação de um especialista.

Por Igor Araújo

Fotos: JC Notícias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: