Capa da Página Morte de garoto em Montes Claros liga o alerta em relação a usar celular carregando na tomada - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

10/12/2019 às 11:03h

Morte de garoto em Montes Claros liga o alerta em relação a usar celular carregando na tomada

Facebook

Não são poucas as pessoas que utilizam seus celulares enquanto estão carregando sua bateria. Mas mexer em aparelhos eletrônicos enquanto eles estão sendo carregados pode trazer uma série de riscos, principalmente para os seus donos, devido a uma possível explosão ou descarga elétrica, e também para o próprio aparelho, diminuindo sua vida útil.

Carregadores de celular funcionam como um transformador de energia, fazendo com que a corrente seja diminuída ao passar da tomada para o aparelho os 127 volts da tomada se tornam 5 volts para o celular.

Extensões e adaptadores de padrões de tomada também devem ser evitados bem como gambiarras. Qualquer adaptação é sempre um ponto possível de mau contato. Na última sexta-feira (6), a morte de um garoto de 13 anos, na cidade de Montes Claros, no norte de Minas, ligou o alerta quanto a esse perigo. O jovem tomou um grande choque elétrico enquanto carregava o celular.

Sobre o assunto, a reportagem do JC Notícias conversou com o técnico em informática, Stênio de Oliveira. Ele fala sobre os cuidados que o usuário tem que tomar ao manusear o aparelho celular conectado a uma tomada:

Clique e ouça Stênio de Oliveira

Stênio explica como a pessoa descobre se o celular suporta o carregamento turbo:

Clique e ouça Stênio de Oliveira

Um dos acidentes mais comuns que estão sendo registrados, culminando inclusive em morte, é de pessoas jogando com o celular carregando, isso pode acarretar problemas graves. Por esse motivo, evite jogar e carregar o seu aparelho ao mesmo tempo.

Por Igor Araújo


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: