Capa da Página Pará de Minas está com cinco casos suspeitos de sarampo - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

18/10/2019 às 08:00h

Pará de Minas está com cinco casos suspeitos de sarampo

Facebook

Pará de Minas está com cinco casos suspeitos de sarampo em 2019. A informação foi divulgada ao JC Notícias pela Vigilância Epidemiológica Municipal. O caso que mais chamou a atenção neste ano foi de uma criança de um ano, registrado em setembro. Em Minas Gerais existem 368 casos em investigação.

O estado já tem 51 casos confirmados de sarampo neste ano. O número foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. Na Região Centro-Oeste, apenas Itaúna teve a confirmação da doença em um paciente de 20 anos. Pará de Minas não entra nesta segunda lista, como confirma a Secretaria Municipal de Saúde.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, Maria de Lourdes Liguori, enfermeira referência técnica da Vigilância Epidemiológica de Pará de Minas confirma os cinco casos suspeitos de sarampo no município, entre os meses de maio e outubro:

Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori

A enfermeira explica que assim que surge um caso suspeito de sarampo, é importante tomar medidas preventivas e de bloqueio da transmissão da doença:

Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori

Maria de Lourdes Liguori explica que a transmissão do sarampo é parecida com a da gripe:

Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori

A enfermeira destaca também como é o tratamento do sarampo:

Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou no dia 7 de outubro em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai até 25 de outubro. O Dia D neste sábado (19).

O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos.

Por Sérgio Viana


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: