Capa da Página Saiba o que é recall de veículos e como proceder ao ter o carro solicitado para reparos - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

07/12/2019 às 09:07h

Saiba o que é recall de veículos e como proceder ao ter o carro solicitado para reparos

Facebook

Você sabe o que é recall? Nos últimos tempos, esse termo tem aparecido com frequência nas grandes mídias e se refere ao retorno de veículos novos, seminovos ou até mesmo usados para as concessionárias com o objetivo de reparar ou evitar algum dano nos automóveis. Só no Brasil, desde 2014, já foram realizados mais de 700 chamamentos que envolvem os mais diversos tipos de modelos.

Apesar de fazer sua parte, as montadoras e concessionárias não obtém grande êxito, já que são poucos os proprietários que se atentam para os chamados veiculados nas mídias como TV, jornal e rádio, entre outros, o que pode ser um risco para o próprio motorista e o trânsito em geral.

Nesse cenário, a reportagem do Jornal da Cidade esteve em uma concessionária de veículos de Pará de Minas e conversou com o gerente de serviços, Rodrigo Alves Martins. Em entrevista, ele dá mais detalhes de como é a realização dos recalls pelas montadoras:

Clique e ouça Rodrigo Alves

Rodrigo explica também que não há prazo limite para que os proprietários levem os veículos para serem reparados:

Clique e ouça Rodrigo Alves

Apenas 48% dos consumidores atendem aos chamados de recall de automóveis. No caso de caminhões, este percentual cai para 39% e, no de autopeças, para 14,7%. De um total de 21,2 milhões de produtos que tiveram chamado de recall no país, nas mais diversas áreas, apenas pouco mais de 5,2 milhões de pedidos (24,8%) foram atendidos.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: