Capa da Página Saiba por que é importante reduzir o consumo diário de sal! - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

23/05/2015

Saiba por que é importante reduzir o consumo diário de sal!

Facebook

Segundo a OMS, a redução da ingestão de sal é tão importante como parar de fumar, quando se trata de reduzir o risco de doenças cardíacas.  O consumo excessivo de sódio aumenta consideravelmente as chances de câncer de estômago e osteoporose e eleva a pressão arterial, uma das principais causas do acidente vascular cerebral.

imagemFernanda Medina, nutricionista em Pará de Minas, destaca algumas dicas para evitar o consumo excessivo do sal na alimentação. De acordo com ela, é importante reduzir, principalmente, a ingestão de alimentos industrializados, que são os que contêm alto teor de sódio.

Clique e ouça Fernanda Medina

Apesar de ter um papel importante no organismo e contribuir para um bom funcionamento do corpo, quando consumido em excesso o sal de cozinha pode trazer inúmeros problemas à saúde. A nutricionista ressalta a importância de evitar a ingestão excessiva desse alimento, principalmente pelo sódio, que é o principal componente do sal de cozinha.

Clique e ouça Fernanda Medina

A OMS estipula que o consumo máximo diário de sal é de menos cinco gramas por pessoa. O IBGE revela, no entanto, que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários. Se o consumo do sódio for reduzido, os óbitos por acidentes vasculares cerebrais podem diminuir em 15%, e as mortes por infarto em 10%. Ainda estima-se que 1,5 milhão de brasileiros não precisaria de medicação para hipertensão e a expectativa de vida seria aumentada em até quatro anos.
 

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: