Capa da Página Cinco perguntas para Iara Caroline Rodrigues Oliveira - Cultura - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 12º MIN 25º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cultura

18/05/2022 às 21:09h

Cinco perguntas para Iara Caroline Rodrigues Oliveira

Facebook

Conheci a Iara Caroline num evento sobre educação na Faculdade de Pará de Minas – Fapam. Ela é cantora e executou um repertório musical de bom gosto, muito bem escolhido, adequado ao seu tom de voz. Iara mostrou outras qualidades quando os recursos tecnológicos no evento falharam e foi pedido a ela que cantasse o Hino Nacional Brasileiro no improviso, sem ensaio. Surpreendida, ela aceitou o desafio e arrasou. Com apenas 22 anos ela é formada em pedagogia e atualmente faz pós-graduação em musicalização.

JRP - Como você se descobriu cantora?

Iara: Eu sempre senti que a música estava presente na minha vida, é como se tivéssemos uma conexão muito grande. Desde os meus 4 aninhos, na escola, gostava de participar de tudo e cantar era o que eu mais amava. Desde então, cantar, tornou-se minha paixão.

JRP - Quais são suas referências musicais? E qual música que, recorrentemente, você canta para si, para outras pessoas?

Iara: Na minha família tem muitas pessoas que também gostam de música e de cantar; tenho primos, tios, minha avó paterna e também meu pai. Ele sempre cantou e me incentivou para seguir com a música e é o que eu amo. Tenho como referência também Marisa Monte, Caetano Veloso, Maria Gadu. Eu amo música MPB. Atualmente, tenho cantado muito “Abre um sorriso pra mim”, da Sabrina Lopes e Mar aberto. Aprendi essa música na escola em que eu trabalho e a ensinei para as crianças e pra toda minha família.

JRP - Qual a importância da música no nosso dia a dia?

Iara: A importância da música no nosso dia a dia é que ela é capaz de nos tranquilizar diante de alguma situação. Ela consegue nos trazer sensações únicas e mágicas. A música é uma conexão com nossa alma, que nos faz viajar com as letras e melodias.

JRP - Por que a música tem o poder de mexer com nossas emoções?

Iara: A música é capaz de mexer com nossas emoções porque ela nos toca de um jeito que, talvez, nenhuma pessoa conseguiria nos entender, com a música e a letra que ela nos remete. Às vezes, parece que algumas músicas foram feitas especialmente para nós, é como se cada letra estivesse contando o que estamos passando e sentindo naquele momento.

JRP - Para quem quer começar a entrar no universo musical, quais dicas você daria?

Iara: A dica que eu daria para quem quer entrar no universo musical é que não desistam de persistir, mesmo que as coisas pareçam difíceis. A música é capaz de mudar vidas. Busquem seus sonhos e sejam felizes fazendo o que amam.

***

Iara, muito obrigado pela entrevista. Amamos!


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: