Capa da Página Amapá tem novo apagão total - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 32º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

18/11/2020 às 08:50h

Amapá tem novo apagão total

Facebook

O Amapá registrou um novo apagão total nesta terça-feira (17), por volta das 21h05, segundo relatos recebidos pela Rede Amazônica, afiliada da TV Globo no estado. Na capital Macapá, apenas hospitais, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais com geradores não tiveram interrupção.

Moradores de bairros de Macapá e de outros 12 municípios já afetados pelo apagão anterior têm relatado que o fornecimento está oscilando. Em alguns bairros da capital, o fornecimento retornou por volta de 22h40.

Desde a quinta-feira (12), havia um rodízio, com regiões da capital do estado que ficavam três horas com energia e três horas sem.

O Operador Nacional do Sistema confirmou o que chamou de "uma ocorrência no Amapá". A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) confirmou que o incidente atingiu as 13 cidades que foram afetadas pelo apagão anterior, em 3 de novembro.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o sistema elétrico apresentou instabilidade e as causas estão sendo investigadas e que o sistema está sendo restabelecido gradualmente, sem dar mais detalhes.

A Linhas de Macapá Transmissora de Energia, concessionária responsável pela distribuição no estado informou, em nota, que não há problemas no transformador da subestação na capital que fornece o serviço e que o apagão "deve ser confirmado com as autoridades".

A prefeitura de Macapá informou que houve uma sobrecarga no transformador de uma subestação em Macapá. Detalhou ainda que o equipamento está sendo reenergizado e gradativamente a energia retornará.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade-AP) disse nas redes sociais que "estamos novamente com apagão total no Amapá". "É urgente um esclarecimento das autoridades responsáveis sobre o que aconteceu neste momento.

Apagão no Amapá
Os problemas no fornecimento de energia iniciaram no dia 3 de novembro, depois que um incêndio atingiu a principal subestação do Amapá. As causas ainda são investigadas. Treze das 16 cidades do estado ficaram completamente "no escuro" por quatro dias.

No dia 7 de novembro, o serviço começou a ser retomado e atualmente a distribuição para 90% da população do estado é através de rodízio, de 3 e de 4 horas.

Fonte: G1

Foto: Rede Amazônica

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: