O Amapá registrou um novo apagão total nesta terça-feira (17), por volta das 21h05, segundo relatos recebidos pela Rede Amazônica, afiliada da TV Globo no estado. Na capital Macapá, apenas hospitais, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais com geradores não tiveram interrupção.
Moradores de bairros de Macapá e de outros 12 municípios já afetados pelo apagão anterior têm relatado que o fornecimento está oscilando. Em alguns bairros da capital, o fornecimento retornou por volta de 22h40.
Desde a quinta-feira (12), havia um rodízio, com regiões da capital do estado que ficavam três horas com energia e três horas sem.
O Operador Nacional do Sistema confirmou o que chamou de "uma ocorrência no Amapá". A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) confirmou que o incidente atingiu as 13 cidades que foram afetadas pelo apagão anterior, em 3 de novembro.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o sistema elétrico apresentou instabilidade e as causas estão sendo investigadas e que o sistema está sendo restabelecido gradualmente, sem dar mais detalhes.
A Linhas de Macapá Transmissora de Energia, concessionária responsável pela distribuição no estado informou, em nota, que não há problemas no transformador da subestação na capital que fornece o serviço e que o apagão "deve ser confirmado com as autoridades".
A prefeitura de Macapá informou que houve uma sobrecarga no transformador de uma subestação em Macapá. Detalhou ainda que o equipamento está sendo reenergizado e gradativamente a energia retornará.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade-AP) disse nas redes sociais que "estamos novamente com apagão total no Amapá". "É urgente um esclarecimento das autoridades responsáveis sobre o que aconteceu neste momento.
Apagão no Amapá
Os problemas no fornecimento de energia iniciaram no dia 3 de novembro, depois que um incêndio atingiu a principal subestação do Amapá. As causas ainda são investigadas. Treze das 16 cidades do estado ficaram completamente "no escuro" por quatro dias.
No dia 7 de novembro, o serviço começou a ser retomado e atualmente a distribuição para 90% da população do estado é através de rodízio, de 3 e de 4 horas.
Fonte: G1
Foto: Rede Amazônica
16/01/2021 - Manaus recebe 70 mil metros cúbicos de oxigênio vindos de Belém
16/01/2021 - Avô e neta morrem carbonizados após motorista embriagado atingir carro da família em BH
16/01/2021 - Índia começa campanha de vacinação contra a Covid-19
15/01/2021 - Legalização do aborto entra em vigor na Argentina
15/01/2021 - Seguro-desemprego é corrigido; parcelas vão até R$ 1,9 mil
15/01/2021 - Manaus recebe cilindros de oxigênio de São Paulo e de empresa fornecedora
14/01/2021 - Caminhão cai de ponte na BR-381, no mesmo local do acidente com ônibus que matou 19
14/01/2021 - EUA e China passam de 10 milhões de vacinas de Covid aplicadas