O Ministério da Saúde informou neste domingo (3) que, até o momento, 76 casos de varíola dos macacos (Monkeypox virus) foram confirmados em todo o país. Desse total, foram registrados um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.
“A pasta, por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”, disse o ministério.
Rio de Janeiro
Também em nota, a Secretaria de Saúde do Rio relatou que até a última sexta-feira (1º), haviam sido notificados no estado 39 casos suspeitos da doença, dos quais 13 foram confirmados, sendo nove pacientes no município do Rio, incluindo o caso que veio para a capital, procedente de Londres, Inglaterra.
Os demais estão assim distribuídos: um em Maricá, na Região dos Lagos; um em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; um em Queimados, também na Baixada e residente em Portugal; e um em Niterói, na região metropolitana do Rio, procedente da Inglaterra. Mais seis casos permanecem em investigação e 20 foram descartados.
A diferença entre o total relatado pela secretaria e pelo Ministério da Saúde pode ser explicada, segundo a assessoria do órgão estadual, pela não confirmação de casos ainda pela área técnica. “Os casos confirmados e suspeitos são monitorados diariamente pela secretarias estaduais e pelas equipes de Vigilância em Saúde dos municípios”, informou.
A secretaria ressaltou que embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.
Minas
Depois de confirmar o primeiro caso de varíola dos macacos de Minas Gerais, de um paciente de Belo Horizonte, na última terça-feira (28), a Secretaria de Estado de Saúde está investigando sete casos de possível contaminação pela doença. Até o momento, já foram notificados 16 notificações suspeitas da doença no Estado, das quais oito já foram descartadas.
Foto: Rádio Espacial FM / AdobeStock_507699343
19/08/2022 - Apple alerta para falha que permite controlar iPhones e Macs
19/08/2022 - Grupo espanhol arremata Congonhas e três aeroportos em Minas Gerais
19/08/2022 - Simone e Simaria terminam dupla e vão seguir em carreira solo
18/08/2022 - PMs são presos em BH por ameaçar vítima às vésperas de audiência: ‘Armaram uma tocaia’
18/08/2022 - Sinal do 5G será liberado em mais quatro capitais a partir de segunda-feira, diz Anatel
18/08/2022 - Jovens de 18 a 29 anos são os mais endividados em BH, aponta pesquisa
18/08/2022 - Pré-selecionados do Fies devem enviar informações até sexta-feira (19)