Capa da Página Brasil tem 98 casos de coronavírus e transmissão comunitária nas cidades do Rio e de SP, diz ministério - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

14/03/2020 às 09:00h

Brasil tem 98 casos de coronavírus e transmissão comunitária nas cidades do Rio e de SP, diz ministério

Facebook

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (13) novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 98 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:

98 casos confirmados, eram 77 na quinta-feira
1.485 suspeitos
1.344 casos descartados
O Ministério da Saúde informou ainda que há casos de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo (capital) e do Rio de Janeiro (capital). De acordo com a pasta, os casos de transmissão comunitária são aqueles em que não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

Até então, o governo federal só tinha registro de casos de transmissão local, que é aquele que ocorre quando pessoas que viajaram ao exterior e foram infectadas passam o vírus para parentes e contatos próximos, possibilitando que os agentes localizem a origem da infecção.

Suspensão de eventos
Nesta sexta, o governo detalhou para os estados suas recomendações para medidas "não farmacológicas", que são aquelas focadas na redução do contato social. Cada governador e prefeito deve adaptar as recomendações a suas realidades locais. Nesta tarde, Rio de Janeiro e São Paulo anunciaram restrições a atividades públicas.

Casos de Coronavírus não contabilizados
Nem todos os casos anunciados pelas secretarias estaduais então contabilizados pelo Ministério da Saúde. Com os casos ainda não registrados oficialmente, Brasil tem ao menos 157 casos confirmados de Covid-19.

O balanço oficial ainda não considera:
Quatro novos casos confirmados na Bahia;
O primeiro caso registrado no Amazonas, nesta sexta;
O segundo caso no Espírito Santo;
O terceiro caso em Santa Catarina;
Mais 14 casos São Paulo;
Um terceiro caso confirmado no Distrito Federal
7 dias de isolamento pós-viagem
Ainda nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde recomendou que viajantes internacionais que cheguem ao Brasil fiquem em isolamento domiciliar por 7 dias, mesmo que não tenham sintomas de Covid-19.

As pessoas com sintomas devem ficar em isolamento domiciliar por até 14 dias. Na quinta-feira (12), a pasta anunciou que pessoas que tiverem contato com infectados pelo vírus também devem ser colocadas em isolamento, conforme recomendação médica.

Fonte: G1

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: