22/04/2025 às 10:58h
Mais de 14 milhões de contribuintes já entregaram a declaração do Imposto de Renda. Para quem ainda não acertou as contas com o Leão, a boa notícia é que nem sempre correr pode ser o melhor negócio. Com a taxa Selic em alta, quem tiver restituição a receber pode se beneficiar com a entrega nos últimos dias do prazo, que vai até 30 de maio.
Segundo o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil Richard Domingos, a recomendação é preparar a declaração com bastante antecedência - para ter tempo de conferir todas as informações com calma - mas não necessariamente enviá-la à Receita Federal. Com o documento preenchido, chega o momento de analisar a melhor data de entrega, considerando a correção monetária.
“(Os contribuintes) poderão restituir nos últimos lotes gerando uma correção monetária muito maior que a maioria das aplicações financeiras pagaria e, detalhe, sem incidência de imposto de renda sobre o rendimento obtido”.
Segundo o especialista, é vantajoso entregar rapidamente a declaração do Imposto de Renda quando o contribuinte tem direito a restituir e precisa do dinheiro logo nos primeiros lotes para quitar alguma dívida, por exemplo. Quem tem viagem marcada ou por algum motivo está sobrecarregado e teme perder o prazo de entrega também deve se livrar do compromisso o quanto antes.
Muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre como evitar erros que podem levar à temida malha fina do Leão ou resultar em cobranças indevidas. A falta de informação ou orientação adequada é porta aberta para cair em armadilhas na hora de acertar as contas com o Fisco.
Fonte: Hoje em Dia
Foto: Rádio Espacial FM
31/10/2024 - Receita paga nesta quinta lote da malha fina do Imposto de Renda
31/10/2024 - Julgamento do assassinato de Marielle Franco é retomado nesta quinta-feira
30/10/2024 - PF aponta 'falhas evidentes' na segurança do DF nos atos de 8 de janeiro
29/10/2024 - Nova variante do vírus Sars-CoV-2 é identificada em 3 estados
28/10/2024 - Pix tem novidades a partir de hoje; saiba o que muda
28/10/2024 - Fuad Noman vence Bruno Engler e é reeleito prefeito de BH
25/10/2024 - Até R$ 6,59 o litro: BH lidera aumento da gasolina no Brasil