08/10/2025 às 09:36h
Após o escândalo do metanol – que já rendeu 217 notificações e 17 casos confirmados relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no país – a fiscalização se intensifica e rende resultados em Minas, graças às denúncias anônimas feitas a órgãos de fiscalização.
Nos últimos dias, a polícia fechou uma fábrica clandestina de cachaça em Belo Horizonte, apreendeu cerca de 3 mil garrafas de cerveja com rótulo falsificado em Betim, na Região Metropolitana da capital, além de mais de 100 garrafas de uísque, vodca, cerveja e gin com indícios de falsificação no interior do Estado.
Em todos os casos, conforme a Polícia Civil, os produtos recolhidos passarão por perícia para confirmar a possível fraude. Além disso, as investigações prosseguem para identificar a origem das bebidas e os envolvidos nos casos.
Na "indústria improvisada" no Barreiro o proprietário do imóvel de três andares, um homem de 53 anos, foi preso. Por lá foram encontradas 1,6 mil garrafas com produto adulterado, maquinário e até um "caramelo" usado para dar coloração às bebidas. Na operação em Betim, onde foram encontrados 140 engradados de cervejas já adulteradas, além de rótulos, colas e cervejas que seriam falsificadas, os suspeitos conseguiram fugir antes da chegada da polícia.
“Esse tipo de produto falsificado pode representar sérios riscos à vida. Nosso trabalho visa justamente impedir que chegue às prateleiras e às mesas da população”, afirmou o delegado Manoel Nora, responsável pela apreensão em Bom Jesus da Penha, no Sul de Minas.
As autoridades reforçam que a população deve evitar bebidas de procedência duvidosa e acionar as forças de segurança ao identificar produção ou venda suspeitas. Uma das formas é por meio do Disque Denúncia (181).
Fonte: Hoje em DiaFoto: JC Noticias
28/05/2026 - Fim da escala 6x1 na Câmara teve ‘sinal verde’ da bancada mineira
25/05/2026 - Imposto de Renda 2026 chega à reta final com alerta para apostador de bet
22/05/2026 - Fiocruz vai produzir medicamento de alto custo contra esclerose múltipla para o SUS
18/05/2026 - MG registra um caso de abuso sexual contra criança e adolescente por hora
06/05/2026 - Filhos planejam gastar em média R$ 160 com presentes neste Dia das Mães
27/04/2026 - Minas Gerais tem ‘nova capital’ até o dia 30; veja qual
23/04/2026 - Reconhecimento de paternidade já pode ser feito via internet em Minas