08/10/2025 às 09:36h
Após o escândalo do metanol – que já rendeu 217 notificações e 17 casos confirmados relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no país – a fiscalização se intensifica e rende resultados em Minas, graças às denúncias anônimas feitas a órgãos de fiscalização.
Nos últimos dias, a polícia fechou uma fábrica clandestina de cachaça em Belo Horizonte, apreendeu cerca de 3 mil garrafas de cerveja com rótulo falsificado em Betim, na Região Metropolitana da capital, além de mais de 100 garrafas de uísque, vodca, cerveja e gin com indícios de falsificação no interior do Estado.
Em todos os casos, conforme a Polícia Civil, os produtos recolhidos passarão por perícia para confirmar a possível fraude. Além disso, as investigações prosseguem para identificar a origem das bebidas e os envolvidos nos casos.
Na "indústria improvisada" no Barreiro o proprietário do imóvel de três andares, um homem de 53 anos, foi preso. Por lá foram encontradas 1,6 mil garrafas com produto adulterado, maquinário e até um "caramelo" usado para dar coloração às bebidas. Na operação em Betim, onde foram encontrados 140 engradados de cervejas já adulteradas, além de rótulos, colas e cervejas que seriam falsificadas, os suspeitos conseguiram fugir antes da chegada da polícia.
“Esse tipo de produto falsificado pode representar sérios riscos à vida. Nosso trabalho visa justamente impedir que chegue às prateleiras e às mesas da população”, afirmou o delegado Manoel Nora, responsável pela apreensão em Bom Jesus da Penha, no Sul de Minas.
As autoridades reforçam que a população deve evitar bebidas de procedência duvidosa e acionar as forças de segurança ao identificar produção ou venda suspeitas. Uma das formas é por meio do Disque Denúncia (181).
Fonte: Hoje em DiaFoto: JC Noticias
06/08/2025 - Café, frutas e carnes estão entre os produtos que passam a pagar sobretaxa de 50%
04/08/2025 - Maus-tratos a animais disparam 51% em Minas, com média de 17 casos por dia
01/08/2025 - Pequenos empreendedores de MG vão sofrer com tarifaço, alerta Sebrae
30/07/2025 - Entenda proposta do governo para acabar com exigência de autoescola e baratear CNH
23/07/2025 - Zema entrega Codemig e Codemge à União e tenta cortar R$ 30 bi da dívida mineira
16/07/2025 - Tarifaço de Trump já impacta exportações de pescados, manga e carnes