Capa da Página Documento do veículo em folha de papel passa a valer em Minas - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 36º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

13/08/2020 às 10:05h

Documento do veículo em folha de papel passa a valer em Minas

Facebook

Desde quarta-feira (12), condutores de Minas Gerais têm mais uma opção para portar e apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV): impresso em folha A4. Além do digital, que já é válido em todo país, o documento pode ser impresso de casa, através do site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran MG).

"É um meio de facilitar e agilizar para o condutor que não precise mais esperar pelo documento em papel moeda. Já tinhamos a Carteira Nacional de Habilitação digital e o CRLV digital, agora a gente vai ofertar o serviço para que a pessoa não tenha mais que aguardar o documento chegar em sua residência. ntão, estando com seus dados todos em dia, é só imprimir em uma folha A4 ", explicou o diretor do Detran MG, Kleyverson Rezende. A modalidade impressa, que já está válida a partir de desta quarta-feira, vai substituir a atual. "Em 2021 já não haverá mais o modo papel moeda e não há limites para impressão", disse. "Além dos dados do proprietário do veículo, o documento virá com um QR Code impresso, que será usado para a conferência dos dados pelos agentes", acrescentou.

Pandemia

Em função da pandemia do coronavírus, o CRLV não está sendo exigido dos condutores blitzes de trânsito. "Enquanto durar a pandemia, o documento não será exigido", afirmou. Por enquanto é aceito o documento 2019.

Segundo os dados do Detran MG, em 2020, dos 11.554.587 veículos que compõe a frota mineira, 6.486.649 milhões estão licenciados, o equivalente a 64,52%.

PASSO A PASSO DE COMO IMPRIMIR CRLV 

1) Acesse o portal do Detran-MG (www.detran.mg.gov.br)
2) Entre na aba VEÍCULOS
3) Lá embaixo, na seção DOCUMENTOS DE VEÍCULOS, acesse IMPRIMIR CRLV
4) Preencha os dados do proprietário e siga as orientações do site

ALTERNATIVA

Para ter o documento digital no seu celular, baixe gratuitamente o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) na loja de aplicativos do seu celular.

Outra novidade

Futuros condutores vão poder iniciar o processo de habilitação em casa. A fase de legislação poderá ser on-line. A alternativa será em razão da covid19 e será opcional.

"Em breve vamos lançar aula remota, tendo em vista a questão da pandemia e a necessidade de distanciamento social. A sala remota ela vai ser um serviço dentro dos Centros de Formação de Condutores (CFC) para que o candidato possa fazer tanto a aula presencial, como vai ter essa opção da aula remota, trazendo essa facilidade aí para o candidato à habilitação", explicou o diretor. 

Ainda segundo Rezende, as CFCs já estão sendo credenciadas e cadastradas pelo Detran -MG.

"São plataformas tecnológicas com segurança de reconhecimento facial tanto do instrutor da auto-escola, quanto para o aluno, que vai precisar fazer a prova de vida durante as aulas para certificar que ela não deixou uma foto na câmera. A ideia é trazer conforto para o candidato à habilitação e bem como restabelecer a economia das escolas", acrescentou o diretor, sem definir a data, mas adiantando que podem começar em setembro.

Fonte: O Tempo
Foto: Thiago Guimarães | Secom

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: