30/01/2026 às 09:07h
Uma das etapas que mais reprova quem tenta tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a baliza atual - feita de forma separada e entre cones - deixará de ser obrigatória no exame de direção em pelo menos cinco estados: São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Segundo o Ministério dos Transportes, a medida deverá ser seguida por Minas e demais unidades federativas. A mudança divide opiniões e acende sinal de alerta entre especialistas em segurança viária.
A desobrigatoriedade da baliza é fruto de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo o órgão federal, os critérios técnicos dos exames práticos poderão ser aplicados de forma uniforme em todo o território nacional, seguindo as diretrizes do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.
No modelo anterior, o candidato precisava ser aprovado tanto na baliza quanto na prova de rua para obter a CNH. Agora, o exame passa a ser realizado em uma etapa única de trajeto.De acordo com o Ministério dos Transportes, as manobras de estacionamento serão avaliadas durante o percurso em via pública. O examinador observará como o condutor estaciona o veículo dentro de um contexto real de trânsito, e não mais em um espaço isolado e cercado por protetores.
com informações HOJE EM DIA
02/07/2025 - Governo vai pagar R$ 50 mil e pensão vitalícia a vítimas da síndrome da Zika
24/06/2025 - BH e outros 487 municípios estão em alerta para queda de temperatura
17/06/2025 - Nova velocidade da Via Expressa de BH entra em vigor
11/06/2025 - Belo Horizonte registra mais de 3,5 mil casos de dengue em 2025
10/06/2025 - Greve dos caminhoneiros em Minas chega ao fim após negociação com distribuidora