Capa da Página Infectados passam de 9 mil, e Japão estuda ampliar estado de emergência - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

16/04/2020 às 09:19h

Infectados passam de 9 mil, e Japão estuda ampliar estado de emergência

Facebook

Passa de 9 mil o número de infectados pelo novo coronavírus no Japão nesta quinta-feira (16). Mais de 2,5 mil desses casos estão em Tóquio e 968, em Osaka. O governo estuda ampliar o estado de emergência para todo o país, de acordo com a emissora local NHK. Atualmente, o estado de emergência no país atinge sete regiões e não impõe regras restritas de confinamento.

O número de mortos pelo coronavírus no Irã ficou abaixo de 100 pelo terceiro dia consecutivo. Foram registrados 98 óbitos nas últimas 24 horas no país, que agora tem 4.869 no total, além de quase 78 mil casos de infectados.

O governo da Espanha registrou 551 mortes provocadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas, o que eleva o total a 19.130. O país também teve quase 5.200 casos em um dia e agora contabiliza 182.816 pessoas infectadas. O balanço oficial comunicado pelo ministério da Saúde tem sido questionado no que diz respeito ao número de vítimas fatais, depois que fontes nas regiões de Madri e Catalunha indicaram que essa marca é ainda maior.

Na Coréia do Sul, 141 pacientes que aparentemente haviam se recuperado do coronavírus voltaram a testar positivo, de acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças do país. A entidade ainda não sabe os motivos disso ter acontecido e segue investigando os casos.

O presidente do Equador, Lenín Moren, admitiu que não estava preparado para enfrentar a epidemia provocada pelo novo coronavírus, que já infectou mais de 7,8 mil pessoas e matou 388. Existe a suspeita de que mais de mil óbitos também tenham sido provocados pela Covid-19. A pandemia provocou o colapso hospitalar e funerário em Guayaquil, o centro financeiro do país.

"Li e escutei vários comentários que assinalam que não estávamos preparados. Claro que não estávamos preparados. Ninguém estava. Nenhum governo, de qualquer país, estava preparado", disse Moreno em rede nacional de rádio e TV.

O mundo tem atualmente 24 países em que a transmissão do novo coronavírus é considerada comunitária, que é a fase do contágio em que a origem da transmissão não pode ser identificada e é considerado que o vírus circula de forma sustentada no território.

Metade dos integrantes deste grupo estava nas Américas até quarta-feira (15), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pelo mundo
A Accor, rede francesa de hotéis, anunciou que alguns de seus estabelecimentos na região de Paris começarão a receber pacientes do coronavírus a partir desta quinta-feira. Eles servirão para abrigar apenas pessoas assintomáticas ou com sintomas leves da doença. De acordo com a empresa, cerca de 300 hotéis estão aptos a participar do movimento.

Fonte: G1

Foto: Koji Sasahara / AP

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: