Capa da Página Justiça determina recuperação judicial da Samarco em BH para suspender execução de dívidas milionárias - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 9º MIN 23º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

13/04/2021 às 08:00h

Justiça determina recuperação judicial da Samarco em BH para suspender execução de dívidas milionárias

Facebook

A Segunda Vara Empresarial de Belo Horizonte determinou, nesta segunda-feira (12), a recuperação judicial daSamarco, mineradora pertencente à Vale e à BHP Billiton, responsável pelatragédia de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, em 2015. O pedido foi ajuizado na sexta-feira (9).

A medida é para evitar que ações de execução de notas promissórias no Brasil,no valor de US$ 325 milhões,e ações movidas por detentores dos títulos de dívida em Nova York,afetem a capacidade da empresa de produzir.

Segundo a decisão do juiz Adilon Cláver de Resende, a suspensão de todas as ações e execuções de dívidas contra a Samarco vai vigorar por 180 dias, a partir desta segunda-feira.

Em nota, a Vale informou que o pedido também é importante para o cumprimento das“obrigações do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), e consequentemente, de gerar resultados sustentáveis” para todos os demais envolvidos na empresa.

De acordo com a mineradora, o pedido não vai impactar o cumprimento dos compromissos de reparação de danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.Em novembro de 2015, a estrutura se rompeu, matando 19 pessoas, destruindo distritos e poluindo rios em dois estados do país (Minas Gerais e Espírito Santo).

Fonte: G1

Foto: TV Globo

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: