Já está em vigor a nova velocidade máxima da avenida Presidente Juscelino Kubitschek, conhecida como Via Expressa, em Belo Horizonte. A partir desta terça-feira (17 de junho), todo o trecho terá a velocidade máxima de 60km/h. Antes, alguns pontos, entre o Coração Eucarístico e o limite com Contagem, tinha 80km/h como a maior velocidade permitida.
A medida, anunciada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na última quinta-feira (12 de junho), faz parte de um conjunto de ações do Executivo para tornar o trânsito mais seguro na capital mineira. A justificativa da PBH é de que velocidades menores reduzem a gravidade dos acidentes.Conforme o órgão, a via receberá reforço na sinalização com 20 novas placas, e a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) instalará faixas ao longo do trecho, informando a mudança no limite de velocidade. Essas faixas já estavam colocadas nesta segunda. Além disso, os equipamentos de fiscalização eletrônica serão ajustados para o novo limite.
Para o especialista em trânsito e diretor da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (AMMETRA), Alysson Coimbra, a medida adotada pela PBH é eficaz, já que, segundo ele, o controle de velocidade é um pilar mundial na redução de mortes no trânsito, independentemente do tipo de via.
"A velocidade é cientificamente comprovada como um fator que potencializa o agravamento das lesões decorrentes de acidentes de trânsito, inclusive com aumento do risco de morte instantânea no local. Em um cenário catastrófico como o que enfrentamos no sistema nacional de trânsito, políticas públicas de controle de velocidade — como a fiscalização por radar, a limitação e a redução da velocidade máxima — são medidas que favorecem a preservação de vidas e a segurança do tráfego local", explicou.
Segundo Coimbra, a redução da velocidade na Via Expressa não comprometerá a fluidez do trânsito, desde que o motorista programe seus compromissos e dirija com prudência, respeitando os limites estabelecidos. "É uma ilusão achar que, quanto mais se corre, mais rápido se chega. O excesso de velocidade só nos leva mais depressa para onde não queremos estar: um pronto-socorro", enfatizou.
Com informações de O TEMPOFoto: Espacial FM
03/01/2026 - Trump confirma ataque à Venezuela e diz que Maduro foi capturado
02/01/2026 - IPVA 2026 já pode ser pago em MG; veja como emitir guias de pagamento
29/12/2025 - Vai viajar com o pet? Confira regras e cuidados para o transporte rodoviário de animais
18/12/2025 - Justiça aceita denúncia contra servidora que desviou armas e dinheiro da PC
15/12/2025 - Número de pessoas 60+ com planos de saúde cresce 33% em dez anos
04/12/2025 - Pesquisa: 8,8 milhões de brasileiras sofreram violência digital nos últimos 12 meses