Capa da Página Pacientes com diabetes tipo 2 podem ter risco de sepse dobrado, diz estudo australiano; veja por quê - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

16/09/2025 às 09:52h

Pacientes com diabetes tipo 2 podem ter risco de sepse dobrado, diz estudo australiano; veja por quê

Facebook

Pessoas que vivem com diabetes tipo 2 (DT2) apresentam o dobro do risco de desenvolver sepse em comparação à população sem a doença, de acordo com um estudo comunitário realizado na Austrália. Os resultados foram apresentados nesta terça-feira (16/9), na Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD), em Viena, na Áustria. 

A pesquisa integrou a segunda fase do Fremantle Diabetes Study, um estudo observacional conduzido em uma comunidade multiétnica de 157 mil habitantes no país australiano. Os cientistas acompanharam 1.430 adultos com diabetes tipo 2 recrutados entre 2008 e 2011, comparando-os a 5.720 indivíduos sem a doença, pareados por idade, sexo e local de residência. A idade média no início foi de 66 anos, e 52% eram homens.

Durante o período médio de acompanhamento de 10 anos, 169 participantes com diabetes tipo 2 (11,8%) desenvolveram sepse, contra 288 (5,0%) do grupo sem a doença. Após ajuste para fatores como idade, sexo, hospitalizações anteriores e outras condições crônicas, o DT2 esteve associado a um risco duas vezes maior de sepse.

O risco foi particularmente elevado em adultos mais jovens: entre aqueles com idades entre 41 e 50 anos, o diagnóstico de diabetes tipo 2 esteve ligado a uma probabilidade 14,5 vezes maior de desenvolver sepse. “Nosso estudo, em uma grande amostra comunitária de adultos, confirma uma forte relação mesmo após o ajuste para fatores de risco potenciais e para o risco concorrente de morte por outras causas”, afirmou a professora Wendy Davis, da Universidade da Austrália Ocidental, autora principal do trabalho.

Ela reforçou a importância da prevenção: “A melhor maneira de reduzir o risco é parar de fumar, normalizar os níveis de açúcar no sangue e prevenir complicações micro e macrovasculares do diabetes”.

Com informações O Tempo 

Foto: Espacial FM 

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: