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05/12/2025 às 11:03h

PBH muda edital e diminui valores para tentar atrair patrocinadores para o Carnaval 2026

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A Prefeitura de Belo Horizonte modificou o edital de captação de recursos para o Carnaval 2026 e reduziu valores mínimos em algumas categorias de patrocínio. O certame foi republicado nessa quinta-feira (4/12) após ser considerado deserto em novembro. O objetivo é tornar as cotas mais acessíveis e ampliar o interesse de empresas, após a primeira tentativa ter sido encerrada sem propostas.

O novo edital passa a oferecer nove cotas de patrocínio, uma a mais do que no documento anterior. A principal alteração está nas categorias intermediárias. Os valores mínimos das cotas de “Apoio” foram reduzidos de R$ 2 milhões para R$ 1 milhão, ao mesmo tempo, em que a quantidade dessas cotas passou de duas para quatro. Na faixa de entrada, as cotas de “Colaboração” diminuíram de quatro para três, mantendo o valor mínimo de R$ 500 mil. Nessa categoria, a prefeitura fechou o único patrocinador até o momento, que é a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

A categoria mais alta, "Apresenta", permanece com o mesmo valor mínimo de R$ 10 milhões, com possibilidade de ativação de uma marca principal e até cinco marcas sob a chancela “Patrocínio”. A antiga modalidade “Patrocínio Master” deixou de existir e foi substituída apenas por “Patrocínio”, com valor de R$ 5 milhões e espaço para uma marca adicional sob chancela a ser definida com a Belotur.


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, explicou que optou pela republicação do edital “após realizar readequações necessárias para alinhá-lo às condições atuais do mercado e ampliar as oportunidades de participação de empresas interessadas em associar suas marcas a uma das maiores festas de rua do país”. “A nova versão do edital traz ajustes nos valores e na distribuição das cotas de patrocínio, tornando o processo mais competitivo e atraente ao setor privado. Entre as principais mudanças estão a atualização da nomenclatura das categorias e a reorganização das chancelas disponíveis. Com essas melhorias, o edital chega ao mercado oferecendo diferentes possibilidades de investimento, adequadas a perfis variados de patrocinadores. As marcas parceiras terão acesso às contrapartidas previstas em cada categoria, que incluem presença institucional, produção de conteúdo, ações publicitárias, merchandising e ativações nos eventos oficiais do Carnaval”, informou.

Com informações O TEMPO 

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