Capa da Página Saiba como baixar o programa do Imposto de Renda 2024 - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

12/03/2024 às 10:43h

Saiba como baixar o programa do Imposto de Renda 2024

Facebook

A Receita Federal liberou, nesta terça-feira (12), o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda 2024. Qualquer contribuinte pode baixar a nova versão pela internet. O Fisco antecipou o acesso ao sistema, que estava previsto para começar no próximo dia 15 de março, quando se inicia o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, e que vai até o próximo dia 31 de maio.

A Receita Federal liberou, nesta terça-feira (12), o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda 2024. Qualquer contribuinte pode baixar a nova versão pela internet. O Fisco antecipou o acesso ao sistema, que estava previsto para começar no próximo dia 15 de março, quando se inicia o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, e que vai até o próximo dia 31 de maio.

Os contribuintes com conta gov.br de níveis ouro e prata já terão, inclusive, a possibilidade de preencher o documento. Mas o contribuinte deve estar atento quanto à transmissão da declaração, que só vai ser possível a partir da próxima sexta-feira (15).

conforme o auditor-fiscal José Carlos Fonseca, supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, a antecipação do acesso dá ao contribuinte a possibilidade de verificar as informações necessárias e, se for o caso, levantar documentações que possam ser necessárias.

O acesso ao download dos programas IRPF 2024 é disponibilizado no site da Receita. Desde o IRPF 2020, com exceção da versão “multiplataforma (zip)”, o Java já vem embutido. Ou seja, não é necessário instalar ou atualizá-lo em separado.

Para instalar o programa “multiplataforma” ou os programas de anos anteriores, o contribuinte deve manter a versão do Java Virtual Machine (JVM) atualizada no seu computador.

Vale lembrar que a declaração também pode ser preenchida de forma online, pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa. O contribuinte também pode fazer a declaração através do aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível para celulares e tablets.

Como subir nível da conta gov.br?

As contas gov.br Bronze, Prata e Ouro são Níveis de Autenticação que buscam ser um recurso de segurança da informação da identidade.

Segundo o portal do Governo, os três níveis da conta gov.br refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características da conta, como:

  • grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;
  • os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e
  • as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

Bronze

Seguindo qualquer um desses passos para criação da conta, o nível é bronze:

  • Receita Federal: Cadastro via formulário online para validação dos seus dados na Receita Federal;
  • INSS: Cadastro via formulário online para validação dos seus dados no INSS;
  • INSS: Cadastro via atendimento presencial nas Agências do INSS;
  • Senatran: Validação dos seus dados via atendimento presencial nos postos da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
  • Prata

Segundo o portal do Governo, para aumentar o nível da conta gov.br de bronze para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.

  • Senatran: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
  • Bancos: Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;
  • Sigepe: Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal;
  • Ouro

Para aumentar o nível da conta gov.br de prata para ouro, você também pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.

  • Justiça eleitoral: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
  • Carteira de Identidade (CIN): Validação dos seus dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN);
  • Certificado digital: Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Com informações Jornal Hoje em Dia

Foto: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: