27/11/2020 às 13:18h
Onze das 15 famílias vizinhas que tiveram que sair de casa por conta do tombamento de um prédio em Betim, na Grande BH, estão autorizadas a voltar para suas residências nesta sexta-feira (27).
De acordo com a prefeitura da cidade, engenheiros da Defesa Civil estavam concluindo os trabalhos de perícia nas residências vizinhas nesta manhã. Além disso, a energia elétrica foi completamente restabelecida no bairro Ponte Alta.
Por volta das 8h30, uma equipe de operadores da empresa contratada para a demolição trabalhava para eliminar um ponto de risco identificado entre os escombros.
A família que teve a casa atingida por escombros do prédio ainda não teve autorização para voltar. De acordo com a prefeitura, os moradores dela só poderão retornar quando a construtura arrumar o imóvel. Outras três famílias ainda não compareceram aos respectivos imóveis para vistoria.A demolição
A demolição do prédio foi concluída bem antes das 48 horas inicialmente previstas para os trabalhos. Ela começou às 10h20 desta quinta-feira (26) e foi finalizada exatamente sete horas depois, às 17h20.
A operação aconteceu mais de uma semana após ele tombar, no último dia 17, deixando 15 famílias vizinhas desalojadas pelo risco de a estrutura desabar a qualquer momento.
Contando desde a hora em que as equipes chegaram ao local, na Rua Airton Senna, foram 11 horas de trabalho, sendo sete só da demolição propriamente dita.
Na operação, cinco máquinas foram mobilizadas e mais de 50 trabalhadores participaram diretamente dos trabalhos. Dentre eles, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Municipal, Polícia Militar e Transbetim, além de vários setores da prefeitura.
Fonte: G1
Foto: Prefeitura de Betim / Divulgação