09/01/2026 às 08:41h
O som do apito inicial está prestes a ecoar pelas Alterosas. A partir deste fim de semana, a bola vai rolar para a 112ª edição do Campeonato Mineiro, competição que chega revigorada, com novo formato para a final, investimentos elevados dos clubes e o tempero de rivalidades que prometem incendiar as arquibancadas de Belo Horizonte ao interior.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) preparou novidades para a competição. A principal delas é a volta da final em jogo único, modelo que não era utilizado desde 2022. O calendário, adaptado às novas diretrizes da CBF, terá 11 datas, terminando em 8 de março.
A edição de 2026 contará com 12 times. São eles: os tradicionais clubes da capital América, Atlético e Cruzeiro; as forças do interior Athletic, Democrata-GV, Itabirito, Pouso Alegre, Tombense e Uberlândia – incluindo os recém-promovidos North e URT -; além do Betim, da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O pontapé será neste sábado (10/1), às 16h, no Parque do Sabiá, com a partida entre Uberlândia e Tombense. Mas a principal atração do primeiro dia ocorrerá às 18h30, quando o Cruzeiro receberá o Pouso Alegre, no Mineirão.
Já no domingo (11/1), às 18h, o Atlético vai encarar o Betim, na Arena MRV, enquanto o América mede forças com o Athletic, às 19h30, no Independência.Assim como no ano passado, os clubes do Campeonato Mineiro 2026 foram divididos em três grupos de quatro equipes.
No Grupo A, figuram Atlético, Uberlândia, Democrata e URT. O Grupo B é composto por América, Tombense, Betim e Pouso Alegre. Já o Grupo C traz Cruzeiro, Athletic, Itabirito e North.
A fórmula de disputa estabelece que os times não se enfrentarão dentro das próprias chaves. Na primeira fase, cada equipe jogará contra os oito participantes dos outros grupos, em turno único, até o dia 14 de fevereiro.
Ao fim dessas rodadas, os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado geral avançam às semifinais. Para quem está na parte de baixo da tabela, o peso é grande: as duas equipes de pior campanha geral serão rebaixadas ao Módulo II.
A tecnologia também entrará em campo. Todos os jogos terão VAR, e as análises serão publicadas nas plataformas da FMF.
FOTO: Espacial FM