04/10/2025 às 08:22h
Após tropeço em casa, no empate por 1 a 1 com o Juventude, o Atlético volta a campo neste sábado (4) e encara o Fluminense pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola vai rolar a partir das 18h30 (de Brasília), no Maracanã.
Com 29 pontos, o Galo inicia a rodada na 14ª colocação, com quatro a mais que o Vitória, primeiro time da zona de rebaixamento. O Flu, por sua vez, empatou por 2 a 2 com o Sport-PE, lanterna da competição, e está na oitava posição, com 35 pontos.
Desfalque e retornos no Galo
Para o confronto na “Cidade Maravilhosa”, o técnico Jorge Sampaoli não poderá contar com o zagueiro Lyanco, suspenso com três cartões amarelos acumulados. Por outro lado, ele terá retornos importantes.
Também por suspensão, o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Hulk ficaram fora da última rodada. Liberados, voltam a ser opção para o comandante argentino.
Departamento médico do Atlético
Caio Maia - está em fase final da cirurgia no joelho, realizada no fim de 2024;
Patrick - o volante se recupera de lesão na coluna;
Tomás Cuello - com fratura na fíbula e com ligamentos do tornozelo esquerdo afetados, passou por cirurgia e só retorna ao time em 2026;
Alexsander - com lesão no joelho, o volante fará tratamento conservador e será baixa para os próximos jogos;
Júnior Santos - lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita;
Rony pode ter maior jejum da carreira
Contratado pelo Atlético no início da temporada, o atacante Rony vive momento de “seca” pelo clube. Após início promissor, quando chegou a 10 gols marcados, tornando-se o vice-artilheiro do elenco, o camisa 33 entrou em período de turbulência. Já são quatro meses sem um tento sequer, em 22 jogos disputados.
Caso seja acionado para encarar o Tricolor e não marque no duelo do fim de semana, ele amargará o maior jejum da carreira profissional, iniciada em 2016.
O último gol marcado por Rony foi em 1º de junho e completou quatro meses nessa quarta (1). O tento veio na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, no Castelão. Assim como na atual temporada, em 2020, por Palmeiras (21 jogos) e Athletico-PR (um jogo), o atacante de 30 anos também ficou 22 partidas “de mal” com a rede.
Risco de queda e chances de classificação à Sul-Americana e à Libertadores
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem agora 8% de chance de rebaixamento para a Série B. O índice é semelhante ao da rodada anterior, quando estava em 7,6%, e mostra que o risco segue controlado, mas ainda existente.
Já a possibilidade de disputar a Copa Sul-Americana em 2026 é de 53,3%, praticamente estável em relação à última projeção. A equipe segue brigando por posições na metade da tabela, onde a classificação para o torneio continental é definida.
Fonte: itatiaia.com.br
27/02/2025 - América joga mal, perde para o Cascavel e é eliminado precocemente da Copa do Brasil
21/02/2025 - Contra o Galo,Tombense terá que repetir feitos de Juventude e Vasco em 2024
19/02/2025 - Hulk entra no 2º tempo e, de pênalti, garante o Galo na 2ª fase da Copa do Brasil
17/02/2025 - Hulk decide mais uma vez, e Galo vence Tombense por 2 a 0 no 1º jogo da semifinal
17/02/2025 - Cruzeiro sai na frente, mas América arranca empate no 1º duelo da semi do Mineiro