08/01/2026 às 07:39h
Clique e ouça a reportagem completa
O ano de 2023 representou o ápice de uma democracia que ficou à beira do colapso. Após a recente conquista de sua redemocratização, há pouco mais de 40 anos, o país ainda enfrenta desafios para manter a segurança das instituições.
Essa trajetória de amadurecimento só foi possível graças à Proclamação da Independência, que abriu caminho para que o jovem país pensasse seu próprio rumo.
Hoje, 8 de janeiro é dia de relembrar os atos, conforme revelaram investigações, que foram o estopim do intento que estava sendo planejado desde a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas urnas pelo então candidato Lula (PT).
Para o especialista em Direito e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Alexandre Melo Franco Bahia, as ações do Supremo Tribunal Federal (STF) pela condenação de participantes da trama golpista representam uma resposta para o Estado Democrático de Direito.
De acordo com o professor universitário, ele considerou que o golpe seria uma etapa para a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, na qual ocorreram ações para impedir a atuação de instituições democráticas, como o Poder Judiciário, incluindo a Justiça Eleitoral.
Entre os condenados nos atos antidemocráticos em 2023, está a servidora pública de Pará de Minas, Alcídia Maria de Jesus Sousa, que atualmente cumpre pena no regime aberto. Em conversa telefônica com a equipe de reportagem do Jornal da Cidade, ela não respondeu ao questionamento de se arrepender de ter ido até a capital federal.
Ainda na conversa, a servidora pública disse que o “estado está se excedendo e que falta segurança jurídica”. Ela também afirmou que tem receio de que o ministro Alexandre de Morais (STF) entenda que a mesma violou a medida cautelar caso cedesse entrevista à imprensa local. O espaço segue em aberto.
Já o ex-capitão e ex-presidente, Jair Bolsonaro, já foi julgado e condenado pelo crime. Atualmente cumpre, em regime fechado o início de uma pena de 27 anos e três meses de prisão.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
28/05/2025 - Cresce o número de acidentes de trabalho na construção civil em Pará de Minas
28/05/2025 - A 6ª edição do Cultura no Parque foi destaque no JC desta quarta-feira
27/05/2025 - Projetos e o trabalho dentro do presídio de Pará de Minas
27/05/2025 - Ampliação de oferta de serviços pelo CRAS vai atender as comunidades rurais
27/05/2025 - Pará de Minas sedia etapa local do Congresso de Profissionais do Crea-MG
27/05/2025 - Especialista fala sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados na saúde