Capa da Página Abandono animal segue como desafio para as cidades; veterinária responsabiliza tutores - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

04/02/2026 às 08:54h

Abandono animal segue como desafio para as cidades; veterinária responsabiliza tutores

Facebook

A presença de cães abandonados em Pará de Minas representa diversos problemas para a cidade. Entre as principais abordagens sobre o assunto está o abandono, quando o tutor deixa o animal fora de seu planejamento familiar e o coloca em esquinas, estradas vicinais de comunidade rural ou em locais distantes.

Abordagens para solucionar a questão dividem defensores de animais, políticos, ambientalistas e profissionais da saúde. A médica veterinária, Clara Mendes, chama a atenção para a posse responsável. Muitos tutores tendem a deixar de lado o considerado melhor amigo do homem:

Clique e ouça Clara Mendes

Em muitos casos, atropelados, esses animais chegam a algumas clínicas veterinárias onde são realizadas em muitas das vezes cirurgias, sendo enviados para a reabilitação. A médica comenta os casos recorrentes:

Clique e ouça Clara Mendes

Contudo, diferente das pessoas que praticam o abandono, que é considerado um crime em Pará de Minas e outras cidades, muitos buscam o apoio e demonstram um carinho para com os animais.

Na busca por alternativas que ofereçam bem-estar e equilíbrio emocional, os pets são grandes companheiros e aliados, até mesmo para os dias mais difíceis. A psicóloga Amanda Assumpção comenta essa relação:

Clique e ouça Amanda Assumpção

A responsabilidade do animal é de quem adotou. O Centro de Controle Populacional (CCP) tem atuado de acordo com as suas possibilidades. O espaço comporta um grande número de animais que são em maioria, castrados, alimentados, vacinados e, em seguida, destinados a pessoas e institutos que promovem a adoção.

Por JC Notícias

Fotos: JC Notícias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: