07/01/2026 às 07:24h
Durante as férias, o Corpo de Bombeiros orienta os pais a redobrarem a atenção, mantendo supervisão constante, protegendo a casa contra riscos como tomadas, quinas e produtos químicos, e tomando cuidados extras em piscinas e brincadeiras ao ar livre, evitando quedas e afogamentos, usando, por exemplo, redes de proteção e não deixando objetos perigosos ao alcance.
A prevenção foca em eliminar riscos domésticos, como produtos de limpeza, objetos cortantes e fogão, além de atenção redobrada em ambientes aquáticos, nunca deixando crianças sozinhas na água, mesmo que saibam nadar, como explica Capitão Thiago Boaventura comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas:
Clique e ouça Capitão Boaventura
No fim do ano passado, uma criança de 5 anos, morreu ao cair do 12º andar de um prédio em Uberlândia. De acordo com a investigação, ele estava sozinho no apartamento no momento do acidente e pode ter usado um kit infantil de mesa e cadeira plásticas para alcançar a janela do banheiro.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a janela do banheiro, situada a pouco mais de 1,5 m do chão, era a única sem tela de proteção no imóvel.
Para quem mora ou visita apartamentos em prédios, Capitão Boaventura também faz o alerta:
Clique e ouça Capitão Boaventura
Entre outros cuidados que os responsáveis devem ter, também fica o alerta com relação a asfixia das crianças, seja com ingestão de brinquedos ou alimentos. Em caso de acidentes, o cidadão deve acionar imediatamente o telefone do Corpo de Bombeiros que é o 193.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
01/10/2025 - ONG SOS Bichinho encontrou uma forma criativa e solidária de custear as despesas
01/10/2025 - Secretário explica alto número de pacientes em espera para atendimentos na Saúde
01/10/2025 - Placas de final 4,5 e 6: CRLV passa a ser cobrado nesta quarta feira
01/10/2025 - Crise climática pode impactar a quantidade de chuvas em Minas Gerais
30/09/2025 - Educação para ressocializar: da privação de liberdade ao recomeço
30/09/2025 - Calorão aumenta em 80% o faturamento de sorveterias em Pará de Minas