De segunda a sexta, das 8h as 17h
28/10/2026 às 08:25h
A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas (AEAPAM) apresentou à Prefeitura um anteprojeto com uma possível solução para os problemas de enchentes no bairro da Várzea. A proposta prevê a construção de uma lagoa de retenção para receber o excesso de água da chuva e diminuir os impactos das inundações na região.
A iniciativa, subsidiada pelo CREA-MG, surgiu a partir da identificação da necessidade de buscar alternativas para minimizar os alagamentos, considerando os registros de chuvas intensas e as ocorrências de inundação já verificadas no local.
De acordo com a diretora da AEAPAM, Selma Elias de Oliveira Costa, o documento foi elaborado com o objetivo de oferecer à administração municipal uma alternativa inicial para enfrentar o problema. O material apresentado inclui um levantamento da possível solução e uma estimativa preliminar de custos:
Clique e ouça Selma Elias
Selma explica como seria o funcionamento da lagoa:
Clique e ouça Selma Elias
A diretora da AEAPAM ressaltou que, por se tratar de uma proposta inicial, ainda não foi realizado um levantamento específico sobre a percepção dos moradores em relação à possível intervenção:
Clique e ouça Selma Elias
Apesar da apresentação do anteprojeto, a construção da lagoa de retenção ainda não está confirmada. A proposta será analisada pela Prefeitura, que deverá avaliar sua viabilidade e as possibilidades de execução.
Caso a alternativa seja considerada viável, será necessário desenvolver um projeto técnico mais aprofundado, com os estudos e detalhamentos necessários para orientar a obra. A execução também dependerá da disponibilidade de recursos públicos.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
22/04/2026 - Novas inscrições para contratação temporária na Educação são abertas em Minas
22/04/2026 - Cartelas da 34ª edição do Show de Prêmios da APAE já estão a venda
22/04/2026 - Pará de Minas recebe selo nacional por gestão na Assistência Social
20/04/2026 - Saiba o que abre e fecha no feriado de Tiradentes
20/04/2026 - Cartório Eleitoral registra balanço positivo no atendimento após mudança de endereço
20/04/2026 - Incidência de gripes e resfriados faz aumentar a busca por medicamentos em farmácias
18/04/2026 - Golpe do ‘falso gerente’ de banco vem causando vários prejuízos!
17/04/2026 - Vila Junina une tradição e clima de Copa em nova edição em Pará de Minas
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
