De segunda a sexta, das 8h as 17h
28/10/2026 às 08:25h
A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas (AEAPAM) apresentou à Prefeitura um anteprojeto com uma possível solução para os problemas de enchentes no bairro da Várzea. A proposta prevê a construção de uma lagoa de retenção para receber o excesso de água da chuva e diminuir os impactos das inundações na região.
A iniciativa, subsidiada pelo CREA-MG, surgiu a partir da identificação da necessidade de buscar alternativas para minimizar os alagamentos, considerando os registros de chuvas intensas e as ocorrências de inundação já verificadas no local.
De acordo com a diretora da AEAPAM, Selma Elias de Oliveira Costa, o documento foi elaborado com o objetivo de oferecer à administração municipal uma alternativa inicial para enfrentar o problema. O material apresentado inclui um levantamento da possível solução e uma estimativa preliminar de custos:
Clique e ouça Selma Elias
Selma explica como seria o funcionamento da lagoa:
Clique e ouça Selma Elias
A diretora da AEAPAM ressaltou que, por se tratar de uma proposta inicial, ainda não foi realizado um levantamento específico sobre a percepção dos moradores em relação à possível intervenção:
Clique e ouça Selma Elias
Apesar da apresentação do anteprojeto, a construção da lagoa de retenção ainda não está confirmada. A proposta será analisada pela Prefeitura, que deverá avaliar sua viabilidade e as possibilidades de execução.
Caso a alternativa seja considerada viável, será necessário desenvolver um projeto técnico mais aprofundado, com os estudos e detalhamentos necessários para orientar a obra. A execução também dependerá da disponibilidade de recursos públicos.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
07/04/2026 - Prazo para regularizar título se aproxima e Cartório Eleitoral intensifica atendimentos
06/04/2026 - Academia de Letras de Pará de Minas se prepara para realizar 1ª Festa Literária
04/04/2026 - Polícia Militar Rodoviária segue com a operação Semana Santa até domingo
02/04/2026 - Você se considera uma pessoa dependente emocionalmente?
02/04/2026 - Contagem Regressiva: Inscrições para a 10ª Corrida Sicoob Ascicred entram na reta final
02/04/2026 - Cartório Eleitoral de Pará de Minas muda para novo endereço
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
