29/01/2025 às 07:38h
Causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ocorrem, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
A busca por testes rápidos na rede de saúde está alta. No último ano, 325 pessoas testaram positivo para algum tipo de infecção sexualmente transmissível. Maria de Lourdes Liguori, referência técnica da Vigilância em Saúde, pontua o cenário epidemiológico desses casos:
Clique e ouça Maria de Lourdes
O Painel de Monitoramento em Saúde no estado revela que somente em 2024, 17 pará-minenses foram infectados pelo HIV. Outro agravante nesse cenário é a subnotificação, já que a pessoa infectada tende a buscar atendimento quando a saúde está debilitada:
Clique e ouça Maria de Lourdes
A prevenção abrange o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções. Os testes podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde em Pará de Minas.
Por: Sérgio Pêgo
Fotos: Reprodução Imprensa Pará de Minas 2024
14/05/2026 - CESEC de Pará de Minas promove evento sobre combate ao racismo nesta quinta-feira
14/05/2026 - Pagamento do Gás do Povo passa a ter data fixa em todo o país
14/05/2026 - Mutirão da limpeza percorre mais bairros de Pará de Minas no combate à dengue
13/05/2026 - Escritora Idê Ferreira lança mais uma obra durante a Paraliteratura 2026
13/05/2026 - Parque Girassol ampliará atendimento já realizado pelo CER IV em Pará de Minas
13/05/2026 - Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 é criado no Brasil
13/05/2026 - Prefeitura busca solução para urbanizar bairro Senador Valadares