29/01/2025 às 07:38h
Causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ocorrem, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
A busca por testes rápidos na rede de saúde está alta. No último ano, 325 pessoas testaram positivo para algum tipo de infecção sexualmente transmissível. Maria de Lourdes Liguori, referência técnica da Vigilância em Saúde, pontua o cenário epidemiológico desses casos:
Clique e ouça Maria de Lourdes
O Painel de Monitoramento em Saúde no estado revela que somente em 2024, 17 pará-minenses foram infectados pelo HIV. Outro agravante nesse cenário é a subnotificação, já que a pessoa infectada tende a buscar atendimento quando a saúde está debilitada:
Clique e ouça Maria de Lourdes
A prevenção abrange o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções. Os testes podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde em Pará de Minas.
Por: Sérgio Pêgo
Fotos: Reprodução Imprensa Pará de Minas 2024
08/07/2025 - Trânsito da Rua Manoel de Souza passará por duas mudanças!
07/07/2025 - Onde está Reginaldo? Esse foi o tema do Comentário de Hélverte Moreira
07/07/2025 - Pará de Minas volta a promover a Marcha para Jesus neste ano
07/07/2025 - CESEC de Pará de Minas está com matrículas abertas para curso de Recursos Humanos
04/07/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
04/07/2025 - PM dá dicas de segurança durante o recesso escolar