05/11/2026 às 07:22h
A importância das abelhas para a natureza e a produção de alimentos foi tema de uma atividade educativa realizada, no último mês, com estudantes de Pará de Minas. Por meio do Projeto Sanitaristas Mirins, crianças aprenderam a confeccionar iscas para capturar abelhas sem ferrão, conheceram etapas da produção de mel e entenderam como esses insetos contribuem para a polinização das plantas e o equilíbrio ambiental.
A atividade foi realizada no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz e contou com a presença da Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles, no bairro Serra Verde, e da Escola Municipal Conceição Maria Moreira, na comunidade rural de Limas do Pará. As professoras Luciana Lourdes Freitas e Carolina Teodoro Marinho, das duas unidades participantes, destacam como as atividades aproximam os conteúdos da realidade dos estudantes e despertam o interesse das crianças pelo aprendizado:
Clique e ouça Luciana Lourdes Freitas
Clique e ouça Carolina Teodoro Marinho
A iniciativa faz parte de um trabalho desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que leva às salas de aula conhecimentos sobre saúde, segurança alimentar e sustentabilidade. Segundo Yuri Guilherme de Paula, veterinário e fiscal assistente do instituto no município, a proposta também é mostrar aos estudantes como as oportunidades estão presentes no campo e na agropecuária:
Clique e ouça Yuri Guilherme de Paula,
Ao longo do ano letivo, diversos alunos participam de aulas, recebem materiais didáticos e têm a oportunidade de conhecer propriedades rurais, laticínios, feiras da agroindústria familiar e unidades do IMA. A ideia é que o conhecimento aprendido em sala de aula também chegue às famílias e comunidades, incentivando desde cedo atitudes de cuidado com a saúde e com o meio ambiente.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
02/06/2025 - Grande número de imóveis fechados compromete combate a Dengue em Pará de Minas
30/05/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
30/05/2025 - Maio Laranja reforça combate a violações de direitos de crianças e adolescentes no país
30/05/2025 - Incêndio em mato alto de lote da prefeitura causa sujeira em casas do Cores de Minas
30/05/2025 - Reações à vacina da gripe: por que acontecem e quem está mais suscetível
29/05/2025 - Você já acertou as contas com o Leão? O prazo termina amanhã, dia 30
29/05/2025 - Ascipam reúne vencedores de mais uma etapa da Compra da Sorte Digital
29/05/2025 - Especialista comenta sobre o comportamento do bullying em diferentes ambientes