Capa da Página Após assembleia polêmica, Paulo Duarte é oficialmente aprovado como provedor interino do HNSC - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

20/10/2020 às 08:40h

Após assembleia polêmica, Paulo Duarte é oficialmente aprovado como provedor interino do HNSC

Facebook

Representantes da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, mantenedora do hospital de Pará de Minas estiveram reunidos na noite dessa segunda-feira (19), para participarem de uma assembleia extraordinária no Salão Nobre da entidade. O motivo da convocação foi a necessidade de aprovação do nome do provedor interino, Paulo Duarte, que foi indicado recentemente.

Como o Jornal da Cidade informou em setembro, o ex-secretário municipal de Saúde, Paulo Duarte, foi indicado para o cargo, pois o HNSC estava sem provedor, devido a nenhuma chapa se inscrever para disputar a diretoria da entidade.

Após deliberação do Conselho Superior da Irmandade, previsto em seu estatuto, os membros tomaram a decisão de nomear Paulo Duarte, um dos irmãos da entidade, para evitar o comprometimento dos serviços no HNSC, evitando também o bloqueio de contas e recursos. A nomeação era necessária até que a instituição convocasse uma nova assembleia para inscrições de chapas para disputar a provedoria.

Assim, como rege o estatuto da instituição de saúde, o nome de Paulo Duarte ainda precisava da aprovação dos cerca de 180 irmãos da entidade para ser nomeado, porém, apenas 25 compareceram a assembleia de ontem (19), que contou com discussões acaloradas e polêmicas.

A primeira foi com relação a prorrogação de mandato de provedoria interino. A maioria decidiu pela aprovação da data de 31 de março, em vez de 31 de dezembro.

Em seguida, antes da apreciação do nome de Paulo Duarte para provedor interino, uma pequena parte dos irmãos foi contrária a aprovação, alegando que o ex-secretário não poderia assumir o cargo, pois tem apenas 8 meses como membro da irmandade. Diante da situação, eles apresentaram de última hora o nome do irmão Maurício Jardim, que é membro da entidade há mais de dois anos, assim como rege o estatuto.

O vereador Antônio Carlos dos Santos, membro da irmandade chegou a acionar a Polícia Militar para registrar um Boletim de Ocorrência, por não concordar com a quebra do estatuto, porém por 18 votos a 3, e após várias polêmicas e interrupções, Paulo Duarte foi oficialmente aprovado pelos irmãos presentes. Em entrevista ao Jornal da Cidade, ele comenta a decisão e sugere a união de todos em prol do HNSC:

Clique e ouça Paulo Duarte

Paulo Duarte também comenta sobre a colocação de última hora do nome de Maurício Jardim para o cargo de provedor interino:

Clique e ouça Paulo Duarte

O mandato de Paulo Duarte vai até 31 de março. O irmão Vicente Mendonça assume a diretoria financeira no lugar de Sérgio Marinho, que havia renunciado junto com André Rufino.

Nossa reportagem tentou falar com Antônio Carlos dos Santos, mas ele foi embora antes da votação. Os três irmãos que votaram contrário a aprovação de Paulo Duarte não quiseram gravar entrevista.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: