18/11/2025 às 08:47h
Na última semana, a Prefeitura de Pará de Minas anunciou a interdição de pontos de coleta de água em poços artesianos, minas e nascentes no município, usados pela população para consumo próprio. A medida foi adotada após avaliação técnica e exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias – FUNED, que constataram contaminação microbiológica da água com a presença de coliformes totais e da Escherichia Coli.
Após o fechamento dos pontos de coleta de água, a Secretaria Municipal de Saúde também alerta que toda água destinada ao consumo humano deve passar por tratamento adequado. Quem utiliza poços particulares deve realizar análises periódicas e adotar medidas simples, como filtrar e ferver a água por, pelo menos, cinco minutos antes de beber, como confirma o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Douglas Duarte.
Ainda segundo ele, quem tiver dúvidas deve acionar a Prefeitura para realização de cadastro do poço e realização de análises. A Vigilância em Saúde também disponibiliza hipoclorito de sódio para garantir a qualidade da água:
Clique e ouça Douglas Duarte
Douglas Duarte também aproveita para orientar quem já tem armazenada a água dos poços e minas já interditados:
Clique e ouça Douglas Duarte
A presença das bactérias é um indicativo de contaminação fecal, tornando a água imprópria para o consumo e podendo causar doenças gastrointestinais, como diarreias e vômitos e até outras doenças mais graves.
Por Sérgio Viana
Foto: Espacial FM
28/08/2025 - Lojas Chá de Panela promovem 14º Festival de Pipas e Papagaios no próximo domingo
28/08/2025 - Advogado orienta consumidores em compras realizadas no meio digital
27/08/2025 - Comentário de Hélverte Moreira; no Jornal da Cidade
27/08/2025 - Servidores do município fazem manifestação na porta da prefeitura
27/08/2025 - Finecom 2025; maior feira de negócios e empreendedorismo da região começa hoje na FAPAM
26/08/2025 - Cuidar de plantas traz benefícios para a saúde física e mental