29/01/2026 às 07:34h
Pará de Minas segue intensificando as ações no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Após o cancelamento do mutirão que seria realizado na última semana, as equipes de combate as arboviroses voltam a campo nesta sexta-feira (30/1).
Dias intercalados entre chuva e sol são considerados propícios para a proliferação das arboviroses. Os bairros Recanto da Lagoa e Santa Edwirges receberão os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde, devido a alta infestação de casos da doença, como explica Adílson Batista, Diretor da Vigilância em Saúde de Pará de Minas:
Clique e ouça Adilson Batista
Cerca de 68 agentes de endemias estão empenhados no combate as arboviroses durante os mutirões que ocorrerão durante o ano em Pará de Minas. Com isso, a Vigilância Ambiental destaca a relevância da participação dos moradores da região:
Clique e ouça Adilson Batista
O mosquito se prolifera em ambientes com água parada, especialmente em áreas urbanas, em locais úmidos e com altas temperaturas.
Para além das ações como nos mutirões de limpeza, atitudes simples no dia a dia como a utilização de telas em portas e janelas das residências; vedar bem as caixas d'água; verificar se garrafas vazias estão de cabeça para baixo; varrer bem os quintais e colocar areia em pratinhos de plantas podem ajudar no combate ao mosquito da dengue.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
22/05/2025 - Decreto põe fim à situação de insegurança a 64 servidores da área da saúde
22/05/2025 - CCJ aprova fim da reeleição e unificação das eleições a partir de 2034!
22/05/2025 - Já bebeu água hoje? Hidratação pode ajudar a manter a saúde em dias mais frios!
22/05/2025 - Falta de conhecimento sobre outras culturas agrava intolerância religiosa no Brasil
22/05/2025 - Estudante denuncia intolerância religiosa durante aula!