23/06/2025 às 08:40h
Minas Gerais é um estado com um rico e diverso patrimônio. Além do jeitinho receptivo e típico do mineiro, cidades do interior do estado contam com uma vasta arquitetura histórica, artesanato e demais manifestações religiosas e culturais.
O pós pandemia colocou Minas Gerais como principal destino dos praticantes do trekking. Isso porque nesse período, as pessoas não podiam se aglomerar devido às restrições impostas na época, o que ocasionou uma fuga para áreas verdes.
O crescimento pode ser explicado na presença ostensiva de turistas em parques ecológicos como a Serra do Cipó, Serra da Canastra, onde milhares de pessoas se aventuram em regiões com paisagens naturais, cachoeiras e trilhas disponíveis para quem quiser relaxar e se deliciar.
O turismo e o ecoturismo foram responsáveis por movimentar cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, além de gerar aproximadamente 30 mil novos empregos até dezembro de 2024.
Reinaldo Viegas, fundador da Uai Trekking, organização que atua há anos no setor de turismo na região, destaca como o estado vem crescendo no cenário do ecoturismo:
Clique e ouça Reinaldo Viegas
Com um público formado majoritariamente por mulheres nas trilhas, o público pode desfrutar de encontros fundamentais para a saúde, como a socialização, o contato com a natureza e conhecimento sobre sustentabilidade:
Clique e ouça Reinaldo Viegas
Ainda de acordo com o guia turístico, a melhor época para fazer ecoturismo em Minas Gerais é durante a estação seca, pois nesse período, as temperaturas são mais amenas, e a ausência de chuvas intensas torna as trilhas e estradas mais seguras e acessíveis.
Por JC Notícias
Fotos: Reinaldo Viegas
19/06/2026 - Mutirão de Limpeza chega a mais quatro bairros em Pará de Minas
18/06/2026 - "Se Liga"; programa de prevenção é aprovado na Câmara
18/06/2026 - Paróquia São Pedro abre nesta sexta-feira as celebrações em louvor do padroeiro
18/06/2026 - Enem 2026: MEC amplia prazo para pagar taxa de inscrição até dia 22
18/06/2026 - Semáforos para pedestres são instalados no Centro de Pará de Minas
17/06/2026 - Escola Municipal de Música promove mais um recital de alunos