23/06/2025 às 08:40h
Minas Gerais é um estado com um rico e diverso patrimônio. Além do jeitinho receptivo e típico do mineiro, cidades do interior do estado contam com uma vasta arquitetura histórica, artesanato e demais manifestações religiosas e culturais.
O pós pandemia colocou Minas Gerais como principal destino dos praticantes do trekking. Isso porque nesse período, as pessoas não podiam se aglomerar devido às restrições impostas na época, o que ocasionou uma fuga para áreas verdes.
O crescimento pode ser explicado na presença ostensiva de turistas em parques ecológicos como a Serra do Cipó, Serra da Canastra, onde milhares de pessoas se aventuram em regiões com paisagens naturais, cachoeiras e trilhas disponíveis para quem quiser relaxar e se deliciar.
O turismo e o ecoturismo foram responsáveis por movimentar cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, além de gerar aproximadamente 30 mil novos empregos até dezembro de 2024.
Reinaldo Viegas, fundador da Uai Trekking, organização que atua há anos no setor de turismo na região, destaca como o estado vem crescendo no cenário do ecoturismo:
Clique e ouça Reinaldo Viegas
Com um público formado majoritariamente por mulheres nas trilhas, o público pode desfrutar de encontros fundamentais para a saúde, como a socialização, o contato com a natureza e conhecimento sobre sustentabilidade:
Clique e ouça Reinaldo Viegas
Ainda de acordo com o guia turístico, a melhor época para fazer ecoturismo em Minas Gerais é durante a estação seca, pois nesse período, as temperaturas são mais amenas, e a ausência de chuvas intensas torna as trilhas e estradas mais seguras e acessíveis.
Por JC Notícias
Fotos: Reinaldo Viegas
26/09/2025 - Pará de Minas recebe depois de muitos anos a Marcha para Jesus
26/09/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
26/09/2025 - Faixa Azul avança na prefeitura e será implementado no início de 2026
25/09/2025 - Edição do projeto Estação Afro vai contar com o show Noite do Samba e do Pagode
25/09/2025 - Dia Nacional do Rádio: professor destaca as transformações no formato de se comunicar