09/09/2025 às 09:02h
Os impactos da degradação ambiental tem feito com que diversos animais venham procurar refúgio em outras áreas. O final do inverno é considerado um período propício para as queimadas na região, situação que agrava a biodiversidade de várias espécies animais.
Motoristas que trafegam pelas principais vias da região nesta época, percebem a presença de muitos desses animais atropelados nas pistas. Adriano Dutra, sargento da Polícia Militar de Meio Ambiente, explica como é feito o trabalho quando a corporação é acionada:
Clique e ouça Adriano Dutra
O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), localizado em Divinópolis, atende parte da região oeste do estado e recolhe animais, desempenhando um trabalho essencial no recebimento, reabilitação e soltura de animais silvestres.
No local, são feitos aproximadamente 1.300 resgates de animais ao ano. As aves estão entre os principais atendimentos pelo órgão, muitas oriundas de cativeiro e de adversidades ambientais, como os incêndios. Sotero Greco, coordenador da unidade, explica de que modo é feita a triagem:
Clique e ouça Sotero Greco
Estima-se que em Minas Gerais, alguns trechos de rodovias como a BR-262 tem registrado um alto número de atropelamentos de animais silvestres, segundo levantamentos do Instituto de Conservação de Animais Silvestres.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
15/04/2025 - Cemig alerta para a importância da revisão de instalações elétricas de imóveis
14/04/2025 - Descarte de resíduos industriais afeta qualidade das águas de rios
14/04/2025 - Pará de Minas não terá cavalgada em 2025; saiba os motivos
11/04/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
11/04/2025 - Ascicred anuncia sobra financeira de mais de R$ 30 milhões durante assembleia geral