Capa da Página Banco de sangue de Pará de Minas continua com estoque baixo devido a crise do COVID-19 - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

31/03/2020 às 08:09h

Banco de sangue de Pará de Minas continua com estoque baixo devido a crise do COVID-19

Facebook

Devido ao Covid-19, o centro de captação e cadastro do Hemominas tem percebido uma queda no comparecimento dos doadores. O hemocentro estadual já costuma ter seu estoque de banco de sangue comprometido no dia a dia. Com o risco do coronavírus, a situação mostra-se ainda pior.

Muitas pessoas que fazem parte do grupo de doadores em potencial estão evitando comparecer aos locais de coleta, com medo de serem contaminadas pelo Coronavírus. Porém o Hemominas, apesar de compreender o receio da população, lembra que a doação é bastante segura.

A situação também vem afetando o Banco do Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de Pará de Minas, como confirma a responsável pela captação de doadores da unidade, Fabíola Nogueira. Ela pede ajuda aos doadores e explica que a doação pode ser feita com segurança:

Clique e ouça Fabíola Nogueira

Fabíola destaca os tipos de sangue mais em falta atualmente:

Clique e ouça Fabíola Nogueira

A logística de transporte e captação sofreu alteração coma nova medida de prevenção ao coronavírus. Na última semana foi reduzido o número de candidatos a doação. Na viagem do último dia 26, as vagas no ônibus diminuíram pela metade. A entrada dos doadores no Hemominas de Divinópolis foi de 10 em 10, evitando aglomeração.

A responsável pela captação de doadores explica que a medida pode comprometer o estoque de bolsas do Banco de Sangue do HNSC:

Clique e ouça Fabíola Nogueira

Para mais informações sobre doação de sangue, ligue para o Hemominas mais próximo de Pará de Minas, localizado em Divinópolis. O telefone de contato é (37) 3216-6500. Para falar no Banco de Sangue do HNSC, ligue no 3233-5461.

Por Sérgio Viana

Fotos Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: