21/07/2026 às 07:35h
Quase dois séculos de história, dedicação e amor pela música. Fundada por volta de 1830, a Banda José Viriato Bahia Mascarenhas, de Pitangui, acaba de escrever mais um importante capítulo da sua trajetória. Após representar o Brasil no Campeonato Mundial da WASBE, no México, o grupo conquistou o segundo lugar na categoria Banda de Concerto, com 91.66 pontos, levando para casa o troféu de prata e a classificação para novas competições internacionais.
Antes da viagem, o grupo passou por Pará de Minas, onde realizou uma apresentação especial ao lado da Banda Lira Santa Cecília, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, como parte da preparação para o campeonato.
O maestro Frederico Teixeira de Freitas Maciel relembrou a experiência vivida no Mundial e destacou o apoio recebido durante a competição:
Clique e ouça Frederico Teixeira de Freitas Maciel
Formada por cerca de 60 integrantes, a maioria com idade entre 12 e 18 anos, a banda mantém viva uma tradição cultural que atravessa gerações. E a agenda da corporação está longe de terminar. Depois do excelente desempenho no México, a banda embarcou para a Irlanda, onde participa de um intercâmbio cultural e intensifica os ensaios para mais um Campeonato Mundial, marcado para agosto.
Segundo o maestro, a experiência internacional fortalece ainda mais o grupo e serve de preparação para buscar um resultado ainda melhor na próxima competição:
Clique e ouça Frederico Teixeira de Freitas Maciel
Com quase 200 anos de história, a Banda José Viriato Bahia Mascarenhas seguirá levando o nome de Pitangui, de Minas Gerais e do Brasil cada vez mais longe, e agora o próximo objetivo é subir ao lugar mais alto do pódio mundial.
Por Sarah Faria
Foto: Banda José Viriato Bahia Mascarenhas / Divulgação
23/09/2025 - Secretaria de Saúde reforça prevenção contra a febre maculosa
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito
22/09/2025 - Empregadores se mobilizam para contratar mão de obra em Pará de Minas
22/09/2025 - Calor eleva pico de energia e especialista orienta consumidores
22/09/2025 - Município fala em enxugar “gastos” com a saúde, mas vereador contesta
22/09/2025 - Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário