10/07/2025 às 08:48h
Quem passeia por Pará de Minas pode apreciar a tradicional florada dos ipês, atualmente, os roxos. Pelas avenidas Presidente Vargas, Professor Mello Cançado ou em praças da cidade, pode ser visto o mix de cores que também passa pelo amarelo e rosa.
O nome ipê, vem do tupi e quer dizer árvore cascuda. Considerada símbolo do Brasil e típica do bioma do Cerrado, os ipês são protegidos por lei e imunes ao corte. A prática pode ser considerada crime ambiental.
Pelas ruas, eles seguem encantando quem os vê. A bióloga Ana Paula conversou com o Jornal da Cidade e citou o processo de floração desses tipos de árvores:
Clique e ouça Ana Paula
De maio a setembro, as flores dos ipês colorem a paisagem monocromática do Cerrado, em meio à seca do inverno. Segundo a bióloga, a espécie é considerada símbolo do Brasil e apresenta características únicas:
Clique e ouça Ana Paula
Segundo a especialista em botânica, as diferentes cores dos ipês florescem em uma ordem, porém, esse ciclo também pode ser alterado, a variar como o clima. Usualmente na região centro-oeste do estado, são as roxas, depois, as amarelas. Na sequência florescem as brancas e, por último, as rosas.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
05/06/2025 - Pará de Minas contará com serviço do Posto Médico Legal em breve, diz prefeito
05/06/2025 - Dia dos Namorados vai movimentar setor de perfumaria em Pará de Minas
05/06/2025 - Relação sexual flagrada na Torquato de Almeida foi estupro, diz Centro Pop
04/06/2025 - Custo da construção civil aumenta em Minas; preço da mão de obra influencia
04/06/2025 - Chegada de frente fria mobiliza ações solidárias em Pará de Minas
03/06/2025 - População na zona rural aumentou em Pará de Minas