11/07/2023 às 08:18h
Muito comum nos meses de julho, agosto e setembro, quando os ventos são mais fortes e abundantes, as crianças e adolescentes saem às ruas para soltar suas pipas, também chamadas raias, papagaios ou pandorgas.
Todos os anos são inúmeras as ocorrências envolvendo acidentes em decorrência dessa brincadeira. Estima-se que no Brasil cerca de 10 pessoas morrem por ano, vítimas de ferimentos provocados pela linha revestida com vidro moído ou chilena.
Clique e ouça Sargento Oliveira
O cerol é um material constituído por uma mistura de cola com vidro ou mármore moído, que algumas pessoas passam na linha utilizada para empinar a pipa, visando cortar as linhas de outras pessoas. O que para muitos é visto como brincadeira, pode-se tornar uma atividade que coloca em risco a vida de quem pilota pela cidade.
Segundo sargento Oliveira, existe uma lei estadual que veda a comercialização e o uso de linha cortante em pipas, papagaios e similares, que está em vigor desde dezembro de 2019 e, em casos de descumprimentos, as pessoas poderão ser multadas:
Clique e ouça Sargento Oliveira
Sargento Oliveira relata um acontecimento recente envolvendo pipas e que deu prejuízos nos trabalhos da equipe dos Bombeiros de Pará de Minas:
Clique e ouça Sargento Oliveira
Quando a linha cortante apreendida estiver em poder de criança ou adolescente, seus pais ou responsáveis legais são notificados da autuação e o caso é comunicado ao Conselho Tutelar. Além dos riscos de acidentes no trânsito, empinar a pipa próximo à rede elétrica pode comprometer a segurança não só de quem está brincando, mas de toda a população.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
13/05/2025 - O assunto Emenda Impositiva segue rendendo na Câmara
13/05/2025 - Apae convida comunidade para mais uma edição do Show de Prêmios
13/05/2025 - Sindicato cobra correção salarial de todos os servidores que ganham menos que o mínimo
12/05/2025 - Manutenção de estradas rurais está no radar da Secretaria de Obras de Pará de Minas
12/05/2025 - Padre comenta a escolha de novo papa e revela olhares da igreja em novo ministério
12/05/2025 - Promoção do Dia Dia das Mães contempla moradora do bairro São Cristóvão
12/05/2025 - Cavalgada vai movimentar a cultura sertaneja em Pará de Minas no próximo sábado
09/05/2025 - Comentário de Hélverte Moreira; Especial Dia das Mães
09/05/2025 - Paraliteratura vai fomentar a cena cultural de Pará de Minas durante o mês de maio