Com a chegada do fim de ano, muitas famílias enfeitam as residências se preparando para o Natal. Com isso, a Cemig orienta que seja feito com segurança e destaca medidas importantes para evitar acidentes envolvendo choques elétricos e curtos-circuitos, que podem causar incêndios e outros danos.
A instalação de ornamentos luminosos em áreas externas merece atenção devido à exposição a elementos naturais, como vento e chuva. Técnica de Segurança do Trabalho da Cemig, Geziane Calixto alerta para a necessidade de proteção dos pontos das conexões e tomadas:
Clique e ouça Geziane Calixto
A Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais também orienta que a fixação dos enfeites deve ser feita de forma segura, de acordo com a especificação técnica de cada equipamento e, principalmente, evitando as gambiarras:
Clique e ouça Geziane Calixto
São consideradas gambiarras as instalações que utilizam diversos fios e adaptadores (benjamins ou Ts) para realizar a ligação de diversos enfeites em uma única tomada. Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípios de incêndio.
Em caso de instalações em fachadas das residências, principalmente aquelas com mais de um pavimento, deve-se observar uma distância mínima de um 1,5 metro em relação à rede elétrica.
Com Informações da Cemig
Fotos: Cemig
28/07/2026 - Troca de farpas entre vereador e secretário de saúde de Pará de Minas
28/07/2026 - Ultra da Fé chega à 7ª edição e desafia atletas em percurso de 50 quilômetros em Pequi
28/07/2026 - Prefeitura abre leilão de 46 lotes públicos com propostas até agosto
24/07/2026 - Festival de Arte e Cultura vai movimentar Pará de Minas
24/07/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!