22/07/2025 às 08:30h
A chegada do frio evidencia esse crescimento, onde a população passa a comprar mais o produto pelo seus benefícios à saúde, como ser rico em antioxidantes, além de assim tornar o organismo mais resistente aos processos infecciosos, como as gripes, resfriados e dores de garganta.
O apicultor Romeu Nogueira destacou a procura pelo alimento que se faz mais presente na alimentação da população durante o inverno:
Clique e ouça Romeu Nogueira
O processo para que o mel esteja pronto para o consumo pode demorar dias e inclui coleta, refrigeração, maturação e pasteurização. Atuando há mais de 30 anos no segmento, Romeu Nogueira comentou sobre o período de produção do néctar pelas abelhas que tornou reconhecimento da apicultura no Centro-Oeste mineiro:
Clique e ouça Romeu Nogueira
Nos últimos anos, a apicultura mineira tem se fortalecido, e um dos indicativos está no aumento de produtores cadastrados. Em 2024, 1.085 novos cadastros foram realizados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), 34% a mais que em 2023 (812 registros). A região Oeste do estado lidera em número de propriedades registradas, somando 712.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
05/06/2025 - Relação sexual flagrada na Torquato de Almeida foi estupro, diz Centro Pop
04/06/2025 - Custo da construção civil aumenta em Minas; preço da mão de obra influencia
04/06/2025 - Chegada de frente fria mobiliza ações solidárias em Pará de Minas
03/06/2025 - População na zona rural aumentou em Pará de Minas
03/06/2025 - Renomado artista pará-minense doa exemplares para acervo público em Pará de Minas
03/06/2025 - Empresário alerta sobre golpe relacionado ao gás de cozinha em Pará de Minas