Capa da Página Centro Pop dialogou com comerciantes da Ovídio Abreu e região antes de implementar serviço no local - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

26/01/2026 às 08:33h

Centro Pop dialogou com comerciantes da Ovídio Abreu e região antes de implementar serviço no local

Facebook

Em novo endereço, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Pará de Minas ampliou a capacidade das atividades. No espaço são ofertados orientações para a busca pelos serviços públicos, encaminhamentos médicos, assistência alimentar e uma área de lavanderia aos assistidos.

Alencar Costa, coordenador do Centro Pop, conversou com o Jornal da Cidade a respeito do diálogo com comerciantes que trabalham na região, já que em episódios recentes, na região central de Pará de Minas, uma sequência de polêmicas envolvendo o público atendido pelo serviço foi registrada:

Clique e ouça Alencar Costa 

O estereótipo segundo o qual o morador de rua, sem endereço ou trabalho fixo, só pode viver da criminalidade é outro ponto levantado pelo coordenador. Segundo ele, a sociedade detém uma imagem preconceituosa em relação a essas pessoas, que em sua maioria está em vulnerabilidade social:

Clique e ouça Alencar Costa 

Atualmente, o Centro Pop atende a uma demanda de 1.600 atendimentos mensais. A busca pelo serviço é feito de 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. Como não existe abrigo para essa população em Pará de Minas, à noite elas costumam se alojar em calçadas, ruas, praças, marquises e espaços públicos.

Exemplos não faltam quando se fala em superação. De acordo com a coordenação do espaço, hoje, muitos ex-usuários do serviço possuem negócios próprios, realizaram a compra de apartamentos, constituíram famílias e saíram da situação de rua.

Por JC Notícias

Fotos: JC Notícias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: